Mar segue ruim, baterias são adiadas e Medina só deve competir amanhã

Gabriel Medina terá de esperar mais um pouco para disputar a terceira fase da etapa de Pipeline (Havaí) do WCT. O reinicio do estágio que pode lhe valer um inédito título mundial foi adiado para esta segunda-feira. A primeira chamada do dia está marcada para as 7h30 locais (15h30 de Brasília).

O domingo em Pipeline começou com chuva, vento, o mar muito mexido e sem ondas favoráveis à prática do surfe. Assim, a organização não teve a possibilidade de dar início às baterias às 8h locais (16h de Brasília), como estava previsto. A segunda chamada, marcada para as 19h45 (de Brasília), também foi cancelada uma vez que o mar seguiu com condições muito ruins.

" As condições não melhoraram nem um pouco em relação ao que tínhamos de manhã. O vento está muito forte, deixando o mar bagunçado. Vamos voltar amanhã e espero que a gente consiga colocar os surfistas na água em melhores condições. É uma pena ter de adiar de novo. vamos ver o que acontecerá e ficar com os dedos cruzados", afirmou Kieren Perrow, comissário da ASP (Associação dos Surfistas Profissionais).

A terceira fase já deveria ter sido realizada no sábado, mas como o mar estava violento e com ondas passando dos seis metros, os organizadores resolveram adiar as baterias para preservar a integridade física dos atletas.

Quando for autorizado o reinício, Medina terá de esperar até a sexta bateria, na qual enfrentará o havaiano Dusty Payne. Se vencer, já eliminará da disputa pelo título o americano Kelly Slater.

Nesta segunda-feira, a previsão é que as ondas variem entre 3 e 4,2 metros. Por conta dos constantes adiamentos desde a última segunda-feira (já são quatro dias inteiros sem baterias), existe a possibilidade de que as próximas fases tenham eliminatórias simultâneas na água, como já ocorreu na repescagem.

O prazo para o término da etapa de Pipeline é o próximo sábado.

Confira todos os cenários possíveis para Medina ser campeão:

- Se for segundo colocado, ficará com o título independentemente dos resultados dos rivais
- Se for eliminado na semifinal, só perderá o titulo se Mick Fanning vencer a etapa.
- Se for eliminado nas quartas de final, só perderá o titulo se Mick Fanning vencer a etapa.
- Se Medina cair nas oitavas de final (queda na quinta fase), perderá o título se Mick Fanning chegar à decisão.
- Se terminar entre as 13ª e 25ª posições (queda na terceira fase), Medina perderá o título se Fanning chegar à semifinal.
- Se Medina terminar entre as 13ª e 25ª posições (queda na terceira fase) e Fanning acabar em quinto, haverá uma bateria decisiva entre os dois para definir o campeão.
- Se Medina terminar entre as 13ª e 25ª posições (queda na terceira fase) e Fanning acabar abaixo do quinto lugar, uma vitória na etapa dará o título a Kelly Slater.

UOL Esporte

Comentários