NBA anuncia parceria com liga brasileira de basquete e substitui a Globo















A NBA e a Liga Nacional de Basquete (LNB) anunciaram nesta quinta-feira uma parceria que irá turbinar o NBB ao longo dos próximos anos. Como noticiado pelo UOL Esporte no dia 9 de outubro, a liga americana cuidará da parte comercial, de negociação de patrocínios, estratégias de marketing, divulgação do campeonato e licenciamento de produtos.

Nenhuma das partes divulga o tempo de contrato nem os valores, mas  a reportagem apurou que o acordo, válido inicialmente até setembro de 2017, trará ganhos financeiros imediatos à LNB. A NBA já garantiu um aporte inicial de R$ 15 milhões, dividido em três anos, com R$ 5 milhões para a realização de cada temporada.

"A NBA tem um compromisso com o Brasil, é uma visão estratégica de longo prazo. Sempre estivemos interessados no mercado brasileiro e expandir a modalidade pelo mundo; O Brasil é um país com uma cultura esportiva incrível, uma população enorme. Nossa missão é fortalecer a liga e fazer com que seja cada vez mais atrativa", afirmou o americano Jason Cahilly, chefe do departamento financeiro e estratégico da NBA.

Globo

À  liga americana caberá agora a missão de atrair patrocinadores e investidores para o campeonato. Até este momento, a tarefa era responsabilidade da Rede Globo, parceira da LNB desde a sua criação, em 2008. A emissora carioca ficará responsável basicamente pela transmissão das partidas em TV aberta e fechada, por meio do SporTV. Atualmente, o NBB está em sua sétima edição e não conta com nenhum patrocinador. Possui apenas um acordo com a Spalding para fornecimento de bolas.

"É uma parceria inédita no mundo e  de longuíssimo prazo. Não estamos aqui só pelo momento olímpico. Queremos levar de novo o basquete brasileiro ao lugar que ele merece. O objetivo é criar uma base de fãs e atrair investidores, marcas que já são associadas à NBA nos Estados Unidos e aqui mesmo no Brasil, aquelas empresas que foram parceiras nos jogos de pré-temporada que fizemos", afirmou Arnon de Mello, diretor da NBA no Brasil.

A influência da NBA será direta na estrutura da LNB. Nas próximas semanas, a liga americana indicará dois representantes para fazerem parte do conselho da entidade brasileira. Estes membros terão direito a votos em assembleias e participarão de todas as decisões envolvendo o NBB. Eles se juntarão a sete representantes de clubes, ao presidente Cássio Roque e ao vice-presidente João Fernando Rossi.

"Será muito importante ter estas pessoas conosco, para que passem a visão de gestão americana, o que faz sucesso lá fora. Trarão profissionalismo e uma organização ainda maior", afirmou Kouros Monadjemi, diretor de relações institucionais da LNB e mentor da parceria.

De acordo com o dirigente, o objetivo é que daqui a três anos, os clubes que disputam o NBB não tenham de arcar de seus cofres com os gastos de passagem aérea, hospedagem e taxas de arbitragem, como ocorre atualmente.

A vinda de astros como LeBron James, Kevin Durant e Kobe Bryant para participar de clínicas e eventos promovidos pela LNB pode acontecer, apesar de não estarem previstas em contrato.

"São coisas que vão ocorrer naturalmente, assim como times brasileiros jogarem na pré-temporada da NBA, como já aconteceu com o Flamengo. Não existe nada em contrato, mas este intercâmbio certamente irá ocorrer", explicou Arnon de Mello.

A chegada de ateltas americanos que disputam a Liga de Desenvolvimento (D-League) também faz parte dos planos.

CONTRAPARTIDA

Segundo Arnon de Mello, o objetivo da NBA em investir no mercado brasileiro é aumentar a base de fãs do esporte para que isso no futuro reflita em aumento da audiência da liga americana e a elaboração de contratos televisivos mais polpudos.

"O ganha-pão da NBA se dá pela produção de conteúdo e a audiência. Para termos estes fãs, precisamos que esta paixão pelo basquete comece nos clubes, nas cidades. Por isso resolvemos investir, visando um grande ganho no futuro".

UOL Esporte

Comentários