Inter e Corinthians fecham o G4 mais forte da história do Brasileiro

Os jogos de sábado da rodada final do Brasileiro definiram as posições do G4 com o Internacional em terceiro e o Corinthians, quarto e na pré-Libertadores. Completaram o grupo classificado à competição sul-americana com maior pontuação no Nacional no atual formato. Ambos acabaram o campeonato com 69 pontos.

Em oito edições anteriores, nunca houve um quarto colocado com uma pontuação tão alta desde 2006 quando o Nacional passou a ter 20 times. O máximo até agora obtido foi pelo São Paulo, em 2012, quando atingiu 66 pontos, três a menos do que o Corinthians.

Considerados todos os outros campeonatos, a pontuação variou de 61 a 66 pontos para que um time garantisse o último lugar na Libertadores. Mesmo nas outras edições de pontos corridos antes de 2006, em que havia mais equipes, as agremiações que ficaram em quarto tiveram aproveitamento inferior aos atuais.

O G4 vitaminado deste ano é um sintoma da distância entre os times da frente e aqueles que lutam contra o rebaixamento. Antes dos últimos jogos deste domingo, há uma diferença de 31 pontos entre os classificados à Libertadores e aqueles que estão na zona da degola. Em comparação, em 2013, esse buraco era de 17 pontos na rodada final.

Resta saber se essa tendência vai se manter e o Brasileiro se tornará um campeonato cada vez mais desigual, ou se essa edição é fora da curva e haverá um maior equilíbrio no ano que vem. Lembre-se que, em determinada fase do segundo turno, os times ameaçados de rebaixamento reagiram e chegaram a ter desempenho melhor do que os primeiros. Mas depois caíram de rendimento.

UOL Esporte

Comentários