Ivanovic dá vexame no saque e perde clássico sérvio em Madri

O clássico entre antigas líderes do ranking feminino no Torneio de Madri até começou bem para Ana Ivanovic, mas terminou mal. A musa sérvia, que havia brilhado em Roma na semana passada, foi derrotada de virada pela compatriota Jelena Jankovic por 4/6, 6/4 e 6/1 após 1h49, em partida na qual cometeu 12 duplas-faltas e só acertou 51% dos primeiros saques.

Antes de se destacar com uma vaga nas semifinais na Itália, Ivanovic vinha de uma série de duas vitórias em nove jogos realizados. Embora tenha driblado a má fase e superado tenistas de peso como as top 20 Elena Dementieva, Victoria Azarenka e Nadia Petrova no saibro italiano, a ex-número um do mundo não embalou, caindo logo na estreia na Espanha.

Sob um sol escaldante em Madri, a sérvia apresentou um bom desempenho no primeiro set e, mesmo tendo tomado uma quebra de serviço logo cedo no segundo, recuperou-se e igualou o placar por 4/4. Nesse momento, chegou a sacar em 30-0, mas não manteve a dianteira e desandou no encontro.

O revés de Ivanovic, o nono em 18 exibições em 2010, veio muito em função de sua fragilidade no serviço. De novo com dificuldades no fundamento, a atual 42ª colocada do ranking cometeu nada menos que 12 duplas-faltas e ganhou apenas 20% dos pontos disputados com o segundo saque, cedendo incríveis 20 break points a Jankovic.

Aproveitando-se nove dessas oportunidades, Jankovic faturou o embate entre as melhores tenistas sérvias do planeta pela terceira vez na carreira - coleciona seis derrotas para a conterrânea.

Número quatro do mundo, a atleta também havia ido bem em Roma, onde só parou na decisão contra a espanhola María José Martínez Sánchez. Última atleta a passar às oitavas de final em Madri, ela enfrenta agora outra representante da Espanha, Anabel Medina Garrigues, que eliminou a francesa Marion Bartoli, cabeça de chave 12. No confronto direto, a vantagem da sérvia é acachapante: 5 a 0.

Comentários