Lorenzo supera Pedrosa na última volta, vence e pula no lago

Lorenzo ultrapassou desafeto Pedrosa na última volta em Jerez e assumiu a liderança da temporada de MotoGP Foto: AFP

Lorenzo assumiu a liderança da temporada de MotoGP

Uma ultrapassagem na última volta deu ao espanhol Jorge Lorenzo a vitória no Grande Prêmio da Espanha de MotoGP. Neste domingo, o piloto da Yamaha conseguiu uma manobra ousada sobre o compatriota e pole position Dani Pedrosa, da Honda, que amargou um segundo lugar ao perder a liderança a poucas curvas da linha de chegada.

Com os 25 pontos obtidos ao cruzar em primeiro em Jerez, Lorenzo assumiu a liderança do Mundial de MotoGP após duas provas realizadas. Vice-campeão no Catar, o espanhol deixou para trás o italiano e parceiro de Yamaha Valentino Rossi, que ganhou no Oriente Médio, mas terminou em terceiro neste domingo.

Lorenzo conseguiu a ultrapassagem fundamental na última volta, após alguns minutos de intensas tentativas. Para ele, o gosto da vitória será ainda mais especial porque Pedrosa é seu inimigo declarado - de vez em quando, ambos trocam ofensas nos autódromos e por meio da imprensa espanhola.

Animado com a vitória emocionante decidida na volta decisiva em Jerez, Lorenzo quebrou o protocolo na comemoração: depois de carregar a bandeira da Espanha a bordo de sua moto, ele se jogou, de macacão e capacete, em um lago à beira do traçado.

Lorenzo terminou a prova espanhola em 45min17s538, com 0s543 de vantagem sobre Pedrosa. Rossi ficou a 0s890, fechando o primeiro pelotão em Jerez. Para se ter uma ideia, a dupla da Ducati do americano Nicky Hayden e do australiano Casey Stoner ficou respectivamente a 9s015 e 10s034 dos três primeiros.

A corrida

Lorenzo não largou bem, sendo superado por dois rivais e caindo para o quarto lugar. Enquanto isso, Dani Pedrosa manteve a primeira colocação obtida com a pole no treino classificatório, controlando Valentino Rossi com cerca de 0s5 de vantagem - com dores no ombro devido a um acidente de motocross, ele claramente correu pensando no campeonato.

Lorenzo, porém, foi aparecendo aos poucos na prova e chegou ao segundo lugar faltando seis voltas para o fim. Na antepenúltima passagem, o confronto ficou emocionante e os espanhóis por pouco não sofreram um acidente ao aproximar roda com roda. Na primeira metade da última volta, Lorenzo finalmente superou o rival e não foi mais ameaçado por ele, pilotando os últimos metros com uma certa tranquilidade.

Pedrosa terá novas chances de devolver a derrota em casa para o rival ainda em 2010, já que a Espanha conta com outras três corridas no calendário da MotoGP: Catalunha (4 de julho), Aragón (19 de setembro) e Comunidade Valenciana (7 de novembro).

Comentários