Almagro "esfria" sensação ucraniana e é bicampeão no Brasil

Pelo quarto ano consecutivo, a Espanha comemora o título de campeão na chave de simples do Aberto do Brasil de tênis. Na noite deste sábado, mesmo com boa parte da torcida brasileira contra, Nicolás Almagro deu fim à boa fase da sensação ucraniana Alexandr Dolgopolov e garantiu o bicampeonato na Costa do Sauípe com 2 sets 0 na decisão, com parciais de 6/3 e 7/6 (7-3).

Com o título, Almagro repete o feito alcançado em 2008, quando desbancou o favoritismo do compatriota Carlos Moyà e ficou com o título, ainda em início de carreira. Assim, se iguala ao brasileiro Gustavo Kuerten, até então único bicampeão na Costa do Sauípe (2002 e 2004) em 11 edições realizadas.

Agora, espanhois festejam a hegemonia no único torneio ATP realizado no Brasil - nas edições anteriores, foram campeões também com Tommy Robredo e Juan Carlos Ferrero. Em 2005, no entanto, outro tenista do país em começo de carreira levou a melhor, Rafael Nadal, hoje líder do ranking da ATP.

Na decisão, a torcida brasileira não teve dúvidas e passou a jogar "ao lado" do ucraniano, sensação do momento após alcançar as quartas de final do Aberto da Austrália. Mesmo apresentando a tão elogiada variedade de golpes durante a partida, Dolgopolov não foi páreo diante da experiência e precisão do espanhol, primeiro cabeça de chave do torneio.

A maior "rodagem" de Almagro foi suficiente para segurar o jovem tenista de 22 anos no início e abrir vantagem. Com uma quebra de saque nos primeiros games, encaminhou vitória fácil por 6/3 no set inicial. Em seguida, Dolgopolov se soltou e empolgou as arquibancadas, equilibrando e levando o duelo para o tie-break. No entanto, o espanhol foi superior nos momentos decisivos e comemorou seu oitavo título na carreira profissional.

Comentários