Corinthians se licencia do Clube dos 13: "tendência é sair"

Andrés Sanchez, presidente do Corinthians, também esteve presente. Além dele, Arnaldo Tirone, presidente do Palmeiras, Manoel da Lupa, presidente da .... Foto: Ricardo Matsukawa/Terra

Presidente Andrés Sanchez visitou sede do Clube dos 13 nesta terça

Andrés Sanchez esteve na tarde desta terça-feira no escritório comercial do Clube dos 13, em São Paulo, para comunicar o presidente da união das agremiações, Fábio Koff, que o Corinthians está se licenciando do grupo. Motivado principalmente pela negociação dos diretos de transmissão do Campeonato Brasileiro, o cartola deu a entender que a desfiliação definitiva é questão de tempo.

"O Corinthians está pensando seriamente em sair do Clube dos 13. Nos próximos dias vou tomar uma decisão, mas a tendência hoje é sair. Não concordo com muita coisa que vem acontecendo nos últimos anos no Clube dos 13", argumentou Andrés, primeiro presidente a deixar a reunião dos clubes nesta terça-feira.

O dirigente corintiano negou que já esteja acertado com alguma emissora, mas avisou que, a partir de agora, negociará independentemente do Clube dos 13 quem transmitirá as partidas do Corinthians tanto na televisão como pela internet, celular ou canais a cabo, novidade dos encontros que ocorrem desde a semana passada.

"Está na hora de mudar de novo o futebol e talvez algumas pessoas precisem tomar a frente para conseguir fazer isso", explicou Andrés Sanchez, que não quis dizer se já tem o apoio de outros clubes nesta iniciativa e até deixou aberta uma pequena possibilidade de continuar no Clube dos 13.

Entenda o "racha"

As divergências entre o presidente do Corinthians e o Clube dos 13 ocorrem desde 2008, quando o cartola tentou fazer com que sua equipe lucrasse mais atuando na Série B do Brasileiro. O rompimento com as lideranças do grupo, entretanto, ficou claro nas eleições do Clube dos 13 no ano passado.

Andrés explicitou sua união com Ricardo Teixeira, presidente da CBF e dissidente da atual diretoria do Clube dos 13, e apoiou a candidatura de Kléber Leite, ex-presidente do Flamengo que até homologou sua participação no pleito em um papel timbrado do Corinthians. Além do clube do Parque São Jorge, Leite ganhou votos de Botafogo, Coritiba, Cruzeiro, Goiás, Santos, Vasco e Vitória.

O ex-presidente do Flamengo, contudo, foi derrota e Fábio Koff foi reeleito com apoio de Atlético-MG, Atlético-PR, Bahia, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Guarani, Inter, Palmeiras, Portuguesa, São Paulo e Sport. A cisão, porém, passou a se tornar perigosa.

O Corinthians é forte nas negociações pelos direitos de transmissão e, com ele, outros sete dos 20 associados se mostraram contrários a Koff. O Clube dos 13 ainda pode perder o Flamengo, outra agremiação com força para aumentar o valor pago por televisões e sites, já que a presidente Patrícia Amorim voltou a se aproximar de Ricardo Teixeira com a oficialização do título brasileiro de 1987 ao clube carioca e se indispôs com o aliado São Paulo cobrando publicamente a Taça das Bolinhas.

Comentários