Único brasileiro, Mello tenta barrar sensação e fazer história

Depois de passar dias na "sombra" de Thomaz Bellucci na Costa do Sauípe, Ricardo Mello enfim de tornou a principal aposta do País no Aberto do Brasil. Com a eliminação do jovem tenista, 23 anos, na noite desta quinta-feira, o experiente atleta herda o título de "queridinho" da torcida e terá apoio total nesta sexta-feira, dia em que tentará alcançar sua primeira final em oito edições disputadas na Bahia.

Em busca de seu melhor resultado no único torneio ATP disputado no País, o campineiro terá pela frente o ucraniano Alexandr Dolgopolov, sensação do Aberto da Austrália recentemente. No primeiro Grand Slam da temporada, o tenista, 22 anos, desbancou favoritos como o francês Jo Wilfried Tsonga e o sueco Robin Soderling. A eliminação só veio nas quartas de final, diante do escocês Andy Murray.

Em sua segunda participação na Costa do Sauípe, Dolgopolov luta contra um retrospecto negativo. No ano passado, caiu justamente contra um brasileiro, eliminado na segunda rodada do qualifying, com derrota para o gaúcho Marcos Daniel. Já Mello também convive com um histórico ruim: em suas duas melhores campanhas (2005 e 2010), parou justamente na semifinal, diante de espanhóis que mais tarde seriam campeões - Rafael Nadal e Juan Carlos Ferrero.

Apesar de ser tratado como "plano B" da torcida, com arquibancadas vazias até o momento, Mello tem feito campanha impecável na Bahia. Até agora, vitórias sobre adversários melhores ranqueados (colombiano Santiago Giraldo e espanhóis Albert Montañes e Pablo Andujar), todas sem ceder um set sequer. Assim, com a eliminação precoce de Bellucci, passa a ser prioridade das arquibancadas.

Confira a programação desta sexta-feira:

Quadra central - 15h (16h de Brasília)
Pablo Andujar/Daniel Gimeno-Traver (ESP) x Albert Montañes/Ruben Ramirez-Hidalgo (ESP)
Fabio Fognini (ITA)/David Marrero (ESP) x Marcelo Melo/Bruno Soares (BRA)
Nicolas Almagro (ESP) x Juan Ignacio Chela (ARG)
Alexandr Dolgopolov (UCR) x Ricardo Mello (BRA)

Comentários