Conmebol descarta Chile e confirma Copa América de 2015 no Brasil

Os oito anos de Lula no poder aproximaram a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) de Brasília. Em 2007, o ex-mandatário do País e Ricardo Teixeira .... Foto: AFP

Lula garantiu calendário esportivo recheado e Ricardo Teixeira aprovou as competições

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) confirmou, nesta quarta-feira, que o Brasil será sede da Copa América de 2015. O presidente da entidade, Nicolás Leoz, recusou os pedidos feitos pelo Chile para sediar a edição da competição e, em entrevista à AFP, ratificou a decisão tomada anteriormente.

"A Copa América de 2015 será organizada pelo Brasil. Não há nenhuma dúvida. Já está fechado. O Chile ficará com a de 2019", disse o dirigente.

Em 2009, a então presidente chilena Michele Bachelet havia solicitado sediar o torneio, já que o Brasil receberá diversos eventos esportivos nos próximos anos.

Até mesmo o então presidente Lula já havia reconhecido que o calendário está carregado: em 2013 receberá a Copa das Confederações; em 2014, a Copa do Mundo; e em 2016, os Jogos Olímpicos. A expectativa chilena era conseguir a alteração na Conmebol, deixando a Copa América de 2019 para o Brasil.

Ricardo Teixeira, presidente da CBF, já havia se manifestado contrário à proposta e, assim, consegue mais uma vitória. O principal argumento é que o Brasil vai aproveitar a estrutura do Mundial para receber a competição sul-americana.

Comentários