Brasil é campeão nas duplas e salva participação na Bahia

Os fracassos de Thomaz Bellucci e Ricardo Mello na chave de simples foram compensados pela dupla Marcelo Melo e Bruno Soares na noite deste sábado. Atuando com a quadra central lotada, a parceria brasileira não deu chances aos espanhóis Pablo Andujar e Daniel Gimeno-Traver e se tornou campeã do Aberto do Brasil com parciais de 7/6 (7-4) e 6/3, em uma hora e 30 minutos de partida.

Com o ambiente todo a favor, Melo e Soares se mostraram seguros e mantiveram o domínio da partida a maior parte do tempo. Errando pouco e mostrando precisão nos momentos decisivos, os locais empolgaram os torcedores e alcançaram a terceira conquista da nova parceria - ano passado venceram o Torneio de Nice, na França, e semana anterior levaram o troféu em Santiago.

O título no saibro brasileiro representa o primeiro de Bruno Soares na Costa do Sauípe. Já seu parceiro, Marcelo Melo, levou a melhor na disputa de 2008, ao lado de André Sá. Com a confirmação da vitória, a dupla permaneceu na quadra fazendo festa com torcedores, que aplaudiu de pé os novos campeões do Aberto do Brasil.

Os anfitriões começaram a partida mais ligado e agressivos desde o início. Com uma quebra de serviço, abriram 5/2 e pareciam encaminhar facilmente a vitória na primeira parcial. No entanto, a quebra foi devolvida no saque de Bruno Soares e levou a disputa para o tie-break. Na decisão, melhor para os brasileiros, que erraram menos e abriram 1 a 0 no placar.

Em seguida, Melo e Soares começaram em ritmo lento, foram surpreendidos e ficaram em desvantagem de 2 a 0. No entanto, o "apagão" durou pouco, a torcida passou a jogar ao lado da dupla da casa, que logo virou o marcador e passou a comandar o game. Mais uma vez no saque de Andujar, os brasileiros se deram bem e confirmaram a conquista após sucessivos erros de Gimeno-Traver.

Comentários