Cielo anuncia treinos no Brasil e lança projeto de excelência para 2016

Cielo olha, 619x464. Foto: Fernando Borges/Terra

Cielo vai focar os treinamentos no Brasil com criação de uma "tropa de elite" da natação

De olho na disputa da Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro, César Cielo anunciou, nesta terça-feira, que voltará a treinar no Brasil. Com a ajuda do técnico Albertinho Silva, o brasileiro formou o Projeto Rumo ao Ouro 2016 (P.R.O. 2016), que reunirá seis dos melhores nadadores do País para trabalhar no Centro Olímpico em São Paulo, com objetivo de alcançar recordes e a excelência nas piscinas.

"Achei que treinar no Brasil é o mais adequado para continuar a obter bons resultados. Nessa decisão, pesou mais lado profissional do que o pessoal. Entendi que seria a melhor coisa a fazer. Não é o momento de tentar nada novo ou de arriscar", explicou Cielo, que desde 2006 tem dividido os trabalhos entre o País e a Universidade de Auburn, nos Estados Unidos, sob o comando do australiano Brett Hawke.

A parceria foi encerrada após a disputa do Mundial de Natação em piscina curta de Dubai, no qual conquistou o ouro nos 50 e 100m livre. No Brasil, Cielo espera usar sua experiência, aliada ao trabalho do técnico Albertinho, para elevar o nível do esporte. Assim, escolheu outros cinco nadadores analisado currículos, afinidade, índice técnico e capacidade de crescimento em competições para integrar o Pro2016.

"O treino visa a qualidade. São menos nadadores por raia, mais espaço nos aparelhos, um trabalho individualizado, focado e com um grupo que pode ir às finais e ao pódio das principais competições internacionais. É um grupo de excelência", explicou Albertinho.

"É uma honra poder fazer parte desse grupo com o Cesar. É um projeto um pouco mais longo, para fazer um trabalho a médio e longo prazo para buscar um bicampeonato olímpico e quem sabe até um tricampeonato olímpico aqui no Brasil. É uma ideia simples, mas uma lacuna que tínhamos aqui no Brasil. Tínhamos dificuldades de ter um pouco de autonomia de trabalhar em busca da excelência e em busca de medalhas", completou o treinador.

Entre os escolhidos para o grupo está Nicholas Santos, que conquistou medalhas no Pan-Americano de 2007, no Mundial de 2010 e nos jogos Pan-Pacíficos, e participou da Olimpíada de Pequim. Além de Nicholas, o projeto conta com André Schultz (Pinheiros), Henrique Rodrigues (Pinheiros), Leonardo de Deus (Pinheiros), Tales Cerdeira (Pinheiros) e Vinícius Waked (Minas Tênis Clube).

Cielo tenta garantir às promessas da natação brasileira a mesma experiência que teve no início de sua carreira, quando treinou ao lado de Gustavo Borges. O local escolhido foi o Centro Olímpico, em São Paulo. "É a melhor piscina do Brasil", elogiou o mais promissor nadador do Brasil.

Comentários