São Paulo avisa que não devolverá a Taça das Bolinhas

O São Paulo recebeu, oficialmente,  a Taça das Bolinhas nesta segunda-feira, apesar das tentativas do Flamengo de impedir a entrega. Foto: Fernando Borges/Terra

O São Paulo não faz parte do processo movido pelo Flamengo, alega dirigente

O São Paulo não pretende devolver a Taça das Bolinhas à Caixa Econômica Federal, apesar da determinação da Justiça do Rio de Janeiro. O diretor jurídico do time tricolor, Kalil Rocha Abdalla, avisou que o clube não faz parte do processo movido pelo Flamengo contra a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e, por isso, tem a intenção de continuar com o troféu.

"Não cogito devolver, absolutamente. Não recebi intimação nenhuma e, se é um processo entre Flamengo e CBF, como me mandam devolver a taça? Não sou parte deste processo", disse.

"Acho que não é da competência do juiz determinar uma coisa da qual não faço parte. Está havendo um engano, um equívoco. Não posso cumprir este despacho. Vou ao Rio argumentar", emendou o dirigente, em contato por telefone.

No processo que tem o Flamengo como autor e a CBF como ré, o juiz Gustavo Quintanilha Telles de Menezes, da 50ª Vara Cível do Rio, determinou que o São Paulo devolva a Taça das Bolinhas à Caixa Econômica Federal em um prazo de 24 horas.

No entanto, Abdalla reitera que o Flamengo deveria reivindicar o troféu diretamente junto ao São Paulo. "A ação está mal posta, deveria ser contra o São Paulo ou a Caixa. Há uma semana, o Ricardo Teixeira declarou o São Paulo como campeão. Agora, fala que o título é do Flamengo".

Entenda o caso

A Taça das Bolinhas é um troféu idealizado pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), atual CBF, juntamente à Caixa Econômica Federal, que premiaria o primeiro clube a ser cinco vezes campeão brasileiro de forma alternada ou três consecutivas.

Por ter ganho o quinto título nacional em 2007, o São Paulo recebeu o troféu na semana passada, após a entidade máxima do futebol nacional definir como "impossível" o reconhecimento da conquista rubro-negra.

Mas, como o caso teve uma reviravolta e o Flamengo teve o título de 1987 reconhecido oficialmente na segunda, o clube passou a ser considerado penta em 1992, quando bateu o Botafogo na final. Com isso, seria ele o detentor legal da taça.

Comentários