Corinthians engrena, faz 4 e vence na reestreia de Liedson

Contratado para ajudar a resolver os problemas do ataque do Corinthians, Liedson teve excelente reestreia. Em seu primeiro jogo no retorno ao Parque São Jorge, o centroavante marcou duas vezes e ajudou o time a derrotar o Ituano por 4 a 0, nesta quarta-feira, no Pacaembu. Ramírez e Chicão fizeram os outros dois gols.

Essa foi a segunda vitória seguida dos corintianos, que buscam amenizar a crise que se instaurou no clube desde a queda na Copa Libertadores diante do Tolima antes mesmo da fase de grupos. O resultado desta quarta-feira já deixa o Corinthians na sexta colocação do Estadual, com 12 pontos. Já o Ituano é o 13º, com oito pontos.

A partida desta quarta foi válida pela sexta rodada do Campeonato Paulista, jogo adiado já que o Corinthians havia ido à Colômbia para enfrentar o Tolima pela Libertadores. O outro confronto atrasado, com o Mogi Mirim, ocorre na próxima quinta-feira. Antes, os corintianos pegam o Paulista de Jundiaí.

Segundo a comissão técnica corintiana, Ronaldo, Roberto Carlos e Dentinho continuam fora dos planos da equipe e fazem recuperação física. Ao menos Tite vai podendo continuar com Liedson: em seu primeiro jogo no retorno ao Corinthians, o atacante atuou os 90 minutos, mostrou desenvoltura e, além de marcar duas vezes, participou das jogadas dos outros gols.

A tranquila vitória do Corinthians

Um público longe do que o Corinthians está acostumado a colocar no Pacaembu acompanhou um futebol que, a bem da verdade, a equipe corintiana também não está acostumada a mostrar nos tempos recentes. Diante de um Ituano com muitas dificuldades na marcação, a vida alvinegra ficou ainda mais tranquila.

Tite preservou a estrutura tática da equipe que conseguiu anestesiar seu momento duro com uma vitória sobre o Palmeiras. Só saíram mesmo Fábio Santos, de início ruim no Corinthians, e Edno, que também não vinha bem. Marcelo Oliveira assumiu a titularidade junto do estreante Liedson.

Inegável perceber que ele ofereceu muito mais alternativas e velocidade. Ao contrário de Ronaldo, que vinha muito lento, e de Edno, com suas limitações técnicas, Liedson colaborou para a equipe jogasse com rapidez e fosse envolvente em seu ataque.

À frente da linha defensiva, Jucilei e Ralf formaram a dupla de volantes que suportou uma linha nítida de três armadores: Danilo, aberto à direita, Ramírez ao centro, e Jorge Henrique, à esquerda, se juntavam a Liedson, enfiado no comando do ataque.

O Ituano jogou com três zagueiros, sendo Anderson Salles, cria das categorias de base do Santos, o homem da sobra. Éder Sciola, ex-São Paulo, e Esquerdinha, eram os alas, próximos dos volantes Júnior Urso e Adoniram. Oliveira tentava articular para dois atacantes: Malaquias e Jefferson.

Com a bola rolando, o domínio foi todo corintiano. Já com 2min, o time chegou ao gol em uma linda troca de passes. A jogada se iniciou na esquerda e, com uma inversão de Jorge Henrique, chegou a Danilo na direita. Em profundidade, ele colocou Alessandro em boas condições para ir ao fundo e só rolar para Ramírez abrir o marcador.

Após o gol, o Corinthians se tornou mais lento em campo e demorou a levar perigo novamente. Foi quando apareceu Liedson, brigando em bola com a defesa do Ituano até sofrer uma falta perigosa. Da entrada da área, Chicão cobrou e acertou a barreira, mas recolheu e finalizou novamente. No rebote, foi o 2 a 0 corintiano com 21min. O zagueiro, que já foi mais artilheiro, não marcava desde 23 de maio, diante do Fluminense.

Daí em diante, o time da casa só chegaria com perigo mais uma vez. Liedson recebeu na grande área e tentou um voleio. Jorge Henrique pegou a bola e exigiu boa defesa de Éder. O Ituano teve duas oportunidades: na primeira, Malaquias cabeceou livre da entrada da pequena área, de cabeça, e quase fez. Depois, Jefferson exigiu trabalho de Júlio César em finalização perto da meia lua.

Depois do intervalo, o jogo voltou em ritmo calmo, com o Corinthians trocando passes para chegar à área adversária com segurança. Aos 8min, Danilo conseguiu boa oportunidade ao girar sobre a marcação e chutar para a defesa segura de Éder. As chances do Ituano surgiam na bola parada e em arremates de longe, mas sem dar perigo a Julio Cesar.

Com o resultado tranquilo, Tite testou mudanças e preservou jogadores cansados. Morais e Edno entraram nos lugares de Ramírez e Danilo, respectivamente. Com fôlego novo, o time alvinegro conseguiu seu terceiro gol aos 30min. Morais recuperou bola perdida pela defesa do Ituano e passou para Liedson, que saiu em frente ao goleiro e finalizou com rapidez para para marcar seu primeiro gol no retorno ao Corinthians. Foi a segunda assistência consecutiva de Morais, que havia premiado Alessandro com o passe decisivo diante do Palmeiras.

Após o terceiro tento, o Corinthians passou a jogar com ainda mais calma. A última chance saiu em contra-ataque e resultou em um segundo gol de Liedson. Aos 46min, o atacante aproveitou falha da defesa do Ituano e completou ao fundo das redes.

Comentários