Rio inicia projeto ambiental de R$ 340 milhões para 2016

Comitê Organizador dos Jogos de 2012 apresenta as instalações. Foto: AP

Parque Olímpico fará parte do projeto ambiental

Um dos principais compromissos assumidos pelo Rio de Janeiro com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para a realização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 começou a ser cumprido. Nesta quarta-feira, teve início as obras do Programa de Recuperação Ambiental da Bacia de Jacarepaguá, na Zona Oeste. O custo do projeto é de R$ 340 milhões e a previsão é a de que esteja concluído em 18 meses.

A macrodenagem de Jacarepaguá vai ser importante para o término das enchentes e a melhoria das condições ambientais na região. Além disso, os rios da bacia desembocam nas lagoas onde estarão instalados os principais equipamentos para os Jogos Rio 2016: Parque Olímpico, Parque dos Atletas e Vila Olímpica.

"Não adianta cuidarmos das lagoas da Barra da Tijuca, se não cuidarmos da Baixada de Jacarepaguá. Ao contrário do que fizeram nos Jogos Pan-Americanos (2007), que só se preocuparam em construir estádio, agora, a prefeitura está preocupada é com obras de infraestrutura", disse o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

No total, serão 100 km de canalização e recuperação ambiental. O projeto ainda prevê o reassentamento de famílias instaladas em áreas de risco ambiental.

Comentários