Tottenham supera pancadaria, bate Milan e leva vantagem para casa

 . Foto: Reuters

Gattuso agride Joe Jordan, membro da comissão técnica do Tottenham

A primeira partida das oitavas de final da Liga dos Campeões não viu bom futebol. Nesta terça-feira, o Tottenham derrotou o Milan por 1 a 0, superando o excesso de faltas duras e violentas cometidas pela equipe da casa. Com o resultado, os ingleses levam a vantagem do empate para o segundo jogo. O confronto de volta será disputado no dia 9 de março, no Estádio White Hart Lane, em Londres.

O árbitro do duelo foi o francês Stéphane Lannoy, mesmo juiz da partida entre Brasil e Costa do Marfim, pela primeira fase da Copa do Mundo da África do Sul, outro jogo marcado por pancadaria. Gattuso foi o principal responsável pela violência em campo e recebeu somente um cartão amarelo.

Enfrentando uma das equipes mais ofensivas da Europa, o Milan não contou com Pirlo e Van Bommel para reforçar seu meio de campo - no ataque, a ausência foi de Cassano (ele e Van Bommel não podem atuar no torneio). O técnico Massimilano Allegri avançou Thiago Silva para atuar como um volante e usou apenas dois atacantes, Robinho e Ibrahimovic. Alexandre Pato ficou como opção no banco.

Já o Tottenham não teve Gareth Bale, lesionado. O galês foi o destaque da equipe inglesa na vitória sobre a Inter de Milão por 3 a 1 na primeira fase da Liga dos Campeões, quando deu show contra o brasileiro Maicon. O meio de campo foi formado por Lennon, Sandro, Palacios e Pienaar, com Van der Vaart atuando centralizado. Crouch surgiu como centroavante.

O encontro de um Tottenham que explora muito as laterais e um Milan desfalcado resultou em grande atuação inglesa nos primeiros minutos. A equipe italiana não conseguia sair de seu campo de defesa, e só não foi vazada pela boa atuação do goleiro Abbiati - que se machucou aos 16min e foi substituído por Amelia.

Com o passar dos minutos, o Milan conseguiu manter mais o jogo no meio de campo, ligando alguns ataques. As jogadas do time da casa eram concentradas em Seedorf, que tinha dificuldades de passar pela marcação do Tottenham.

No segundo tempo, Allegri sacou o veterano holandês para a entrada de Alexandre Pato, deixando o Milan com três atacantes. Com 4min, Ibrahimovic teve a melhor chance da partida ao cabecear após lançamento de Gattuso, mas Gomes fez grande defesa. Mas após o bom início, o jogo passou a ser interrompido constantemente por faltas duras e discussões.

Aos 9min, Flamini acertou carrinho com os dois pés em Corluka e recebeu o amarelo - o defensor do time inglês precisou deixar o jogo. Três minutos depois, Thiago Silva foi acertado por Pienaar. O clima quente ficou ainda pior na sequência, quando Gattuso discutiu e empurrou membro da comissão técnica do Tottenham.

Aos 35min, o time visitante foi recompensado com seu gol. Em contra-ataque comandado por Lennon, Crouch recebeu na entrada da área e finalizou sem chances para Amelia. O Milan usou os minutos finais para pressionar o Tottenham em busca do empate, mas parou na grande atuação de Gomes. Aos 48min, Ibrahimovic fez belo gol de bicicleta, porém o lance foi anulado por falta do sueco.

Comentários