Nenhum clube tratou a bola tão bem em 2014 quanto o Cruzeiro



O Cruzeiro celebra, agora, o segundo título seguido do Brasileirão. Não vence por acaso. Ganha porque joga melhor, algo que é comprovado pelos números: o Cruzeiro é o time que mais tempo passa com a bola no pé, mais passa e mais chuta no campeonato. E tudo com qualidade.

Segundo os números do WhoScored, não há outro time que passe mais tempo com a bola no pé do que o campeão. No Brasil, as equipes que chegaram mais perto da marca cruzeirense foram Atlético-MG e Fluminense.

Não há outro time, também, que passe tanto a bola quanto o Cruzeiro. A equipe mineira chega à última rodada do Brasileirão com média de 472,2 passes por jogo. Os principais responsáveis por esse número são os volantes, que mostram que a equipe montada por Marcelo Oliveira atende ao conceito de meio-campistas defensivos que constroem o jogo, e não apenas destroem. São 52,9 passes que saem dos pés do experiente Henrique por partida, e outros 49,1 da revelação Lucas Silva.

O Cruzeiro também se destaca em qualidade. Apesar de usar mais o passe do que qualquer outra equipe do Brasil, têm índice de acerto semelhante aos líderes do quesito: acerta 80,2% dos passes tentados. Os únicos dois times que acertam mais no Brasileirão são Fluminense, com 80,5%, e o líder São Paulo, com 80,7%.

Estes tantos passes do Cruzeiro não são para os lados. Sempre, ou quase sempre, procuram oportunidades para prevalecer na partida. O resultado destes dois números – posse de bola e quantidade de passes – é um terceiro número, em índice novamente liderado pelo time mineiro: os chutes a gol.

Tudo se concentra em Marcelo Moreno e Ricardo Goulart. O boliviano é o jogador que mais chuta bolas ao gol no campeonato, com três finalizações por jogo. O companheiro, um pouco atrás, dá 2,6 chutes por partida. E tudo com qualidade. Moreno e Goulart brigam pela artilharia do Brasileirão, com 14 e 15 gols marcados no campeonato, respectivamente. Abaixo do boliviano, em número de chutes a gol, aparecem Fred e Diego Tardelli, com 2,7 finalizações por jogo.

10 assistências
O craque do Cruzeiro é quem mais deu passes para gol no Brasileirão, e contabiliza 46,9 passes por jogo. Ele tem índice de 1,9 chute por partida e marcou 6 gols no torneio.

Coletivamente, isso faz do Cruzeiro o time que mais finaliza no campeonato. São 14,7 finalizações por jogo. O Atlético-MG, 2º colocado no quesito, finaliza 13,5 vezes por partida. O Cruzeiro também lidera em qualidade: 5,6 chutes no gol (que não vão para fora), contra 4,8 do Fluminense.

UOL Esporte

Comentários