Antes de ser ídolo do SP, Raí também levou Botafogo-SP até final da Copinha



O torcedor do Botafogo, de Ribeirão Preto, pode ficar empolgado com o seu time da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O motivo? É que a equipe conseguiu repetir um feito que só havia conseguido em uma vez na sua história, em 1983, quando Raí, um dos maiores jogadores do clube, estava no time.

De acordo com o canal oficial do time no Youtube, o "craque Raí comandava" a equipe naquela competição, quando tinha apenas 18 anos. Apesar do feito inédito, o meia, que fez história principalmente com a dez do São Paulo, não conseguiu o título.

A decisão no Pacaembu acabou com vitória do Atlético-MG por 2 a 1. Vandinho e Ricardo Eugenio fizeram os gols mineiros, e Zé Carlos descontou para os paulistas.

Vale lembrar que naquela época, a final da Copinha não era no dia 25 de janeiro, data do aniversário da cidade de São Paulo. A disputa aconteceu em dezembro de 1982, mas faz alusão a competição do ano seguinte.

A equipe do Botafogo ainda contava com outro jogador que ficou famoso. Marco Antônio Boiadero, também de 18 anos, fazia parte daquela equipe. Na final, ele começou no banco de reservas.

Curiosamente, naquela ocasião, um grande paulista também foi o eliminado na semifinal. O Santos perdeu por 4 a 3 após empatar por 2 a 2 no tempo normal.

A campanha daquela temporada teve vitórias sobre o Flamengo, Matsubara e Ponte Preta, além de dois empates com o Santos (o primeiro na fase de grupos) e um com o Nacional.

E se em 1983 Raí foi a revelação, o destaque desta temporada é Isaac. Com oito gols, ele é artilheiro da competição ao lado de Gabriel, do Corinthians, e Victor, do São Caetano.

O time base do Botafogo naquela competição, que teve o técnico Macalé no banco, foi: Ivan; Zé Carlos, Arnaldo, Carlão e Rosemiro (Ademir); Japão, Raí e Roberto Fachin (Marco Antônio Boiadeiro); Toninho Cajuru, Chiquinho e Paulo Egídio.

A decisão desta temporada acontecerá no próximo domingo (25). O jogo será realizado no Pacaembu.

UOL Esporte

Comentários