Garimpo de "novos Raí", CT... Entenda sucesso do Botafogo-SP


















O ano de 2015 mal começou e já conta com uma surpresa: o Botafogo-SP desbancou gigantes do futebol brasileiro para chegar à final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, competição que costuma proporcionar boas campanhas de "pequenos" contra os considerados grandes do Brasil. A última vez que a final contou com o time de Ribeirão Preto foi no longínquo ano de 1983, quando a equipe contava simplesmente com um então desconhecido Raí entre os titulares. Atualmente, o ídolo galã são-paulino é conhecido até de pessoas que não são ligadas ao futebol. Será que este ano pintará um craque do mesmo nível?

A grande campanha do chamado Botinha, que tem como maiores revelações Sócrates, Raí, Boiadeiro e Cicinho, pode ser surpreendente para os olhares estranhos de quem está longe do dia a dia do time de Ribeirão Preto, que tem conseguido bons resultados também no profissional. Mas seria surpreendente para os funcionários do clube? A resposta é sim. Internamente, apesar de saber da qualidade do atual elenco com boas campanhas em torneios de base, o time não esperava um retorno tão rápido do trabalho que foi iniciado com afinco há praticamente apenas três anos.

Bota herdou CT do Olé Brasil e time foi montado por garimpo


















Muito da atual campanha do Botafogo-SP passa pela estrutura herdada do Olé Brasil, time criado em Ribeirão Preto principalmente para revelar jogadores, mas que teve vida curta. Após a desistência de empresários locais da novata equipe, o clube tricolor herdou a estrutura de CTs, que hoje abriga tanto o profissional quanto a base, enquanto o rival Comercial recebeu jogadores que eram da base do Olé.

O espaço herdado do time de vida curta inclui três campos de grama sintética, academia, refeitório e alojamento, dividido por membros do profissional em concentração e jovens da base. A equipe ainda conta com um projeto denominado Botafogo Academy, ação de intercâmbio que conta com mais de 60 intercambiários. Há jogadores treinando de Benin, da China e até do Cazaquistão.

O elenco do Botafogo-SP apresenta uma peculiaridade em relação aos grandes times do futebol brasileiro. Ao contrário das equipes renomadas, o clube do interior não “roubou” ou comprou jogadores jovens que se destacaram em outras equipes: quase todos os atletas foram garimpados na região de Ribeirão Preto. O destaque Alex, por exemplo, é da vizinha e nanica cidade de Luis Antônio.

Há casos emblemáticos, como o do defensor Lineker e do centroavante Isaac, dois dos pilares da equipe. Ambos são naturais de Ribeirão Preto e começaram na escolinha de futebol do Botafogo-SP, bem próximas ao Estádio Santa Cruz.

Ex-corintiano ajudou a montar equipe, e Botinha já desafiou rival da final

O garimpo do Botafogo-SP e a montagem do time na Copa São Paulo contou com grande ajuda de um ex-técnico do rival do clube do interior na grande final do domingo. Juninho Fonseca, que comandou as categorias de base corintianas e até treinou o profissional alvinegro no início da década de 2000, foi coordenador das categorias de base do clube ribeirão-pretano.

A passagem de Fonseca durou cerca de dois anos, no qual o coordenador participou ativamente do trabalho que começa a dar resultados expressivos neste ano. A saída de Juninho Fonseca do clube tricolor ocorreu no segundo semestre de 2014, por causa de dificuldades financeira da equipe na após a metade do ano, época em que tradicionalmente sai mais dinheiro do que entra.

Uma “prévia” do sucesso do Botafogo-SP na atual competição ocorreu em 2013. No Paulista Sub-17 daquela temporada, a equipe, praticamente com o mesmo elenco da atual Copa São Paulo, superou grandes como o Palmeiras e só caiu na semifinal. O algoz? Exatamente o Corinthians, rival deste domingo, que venceu em São Paulo por 6 a 0 e perdeu por 3 a 2 em Ribeirão Preto.

Apesar do sucesso, a preparação do Botafogo-SP antes da Copa São Paulo não foi marcada por um grande período de treinos. A equipe tricolor praticamente só treinou a partir do mês de dezembro, já que boa parte do grupo estava integrado ao elenco profissional da Copa Paulista, competição na qual o clube de Ribeirão Preto acabou com o vice-campeonato.

A rodagem em um torneio profissional, em que 11 jogadores do atual time na Copinha integraram o elenco ao lado de atletas mais velhos e experientes, fez muito bem aos jogadores. Dois dos destaques, Mayc e Alex, por exemplo, começaram a Copa Paulista, mas apresentaram problemas de disciplina e tiveram que voltar à base com uma dura dos diretores da equipe para priorizarem o futebol.

Na rápida preparação, no entanto, teve tempo para um amistoso com os titulares do São Paulo que também disputariam a Copinha, no CT de Cotia. O time do Morumbi só conseguiu arrancar empate com os jovens botafoguenses por 2 a 2 no último minuto do segundo tempo. Na partida, a nova promessa são-paulina João Paulo, eliminado na semifinal para o Corinthians, provocou os jogadores de Ribeirão, segundo  membros da equipe local, e afirmou que tinham “futebol pequeno”.

Além disso, na mesma partida o goleiro titular do Botafogo-SP Otávio sofreu grave lesão na bacia, ficou três dias em observação na UTI e teve que ser cortado da Copa São Paulo. Quis o destino que o substituto Talles se tornasse um dos principais destaques na ótima campanha do time, que sequer jogou partidas no Estádio Santa Cruz.

Quem são os destaques do Botafogo-SP na Copa São Paulo?

Talles - Goleiro - 17 anos

Talles não era para ser o titular: Otávio, goleiro mais velho, se machucou às vésperas da competição em amistoso contra o São Paulo e deixou a batata-quente na mão do jovem de 17 anos. No entanto, o arqueiro considerado reserva não decepcionou. Mostrou até personalidade em jogo grande: contra o gigante Palmeiras, fez importantes e difíceis defesas no segundo tempo para garantir a vitória.

O lateral esquerdo tem boa estatura (1,82 m) e mostra desenvoltura para alguém de seu tamanho. Com boa presença ofensiva e defensiva, tem se destacado na campanha do Botafogo-SP na Copa São Paulo. Fez dois gols até aqui, incluindo o da abertura do placar contra o Palmeiras, de cabeça, aproveitando seu tamanho. Participou da campanha do time do interior no vice-campeonato da última Copa Paulista.

João Vitor - Meio-campista - 18 anos

João Vitor tem uma experiência de dar inveja a vários jogadores das categorias de base: conta no currículo com uma atuação com o time profissional do Botafogo-SP como titular no Paulistão de 2013. Então com 16 anos, o meio-campista, um dos motorzinhos do time, foi acionado por Marcelo Veiga, treinador na época, para atuar na derrota fora de casa por 4 a 1 para o XV de Piracicaba, com o time de Ribeirão Preto já classificado para a próxima fase.

Alex - Meia - 18 anos

Camisa 10 e craque do time. Habilidoso, o meia Alex é considerado uma das maiores joias das categorias de base do clube e tratado com muito carinho. Na última Copa Paulista, o jogador começou como titular, mas problemas disciplinares fizeram o meia retornar às categorias de base, assim como o lateral Mayc - este ainda voltaria ao profissional na reta final do torneio. Com a "cabeça no chão", Alex tem talento para brilhar mais à frente.

William - Meia - 19 anos

Também meio-campista, William fez gols importantes para o Botafogo-SP na Copa São Paulo e tem seu destaque na campanha. O meia carrega bem a bola e tem uma finalização potente, como visto no gol de fora da área marcado contra o Grêmio.

Wesley - Meia - 18 anos


















Atacante rápido, Wesley foi o herói da vitória do Botafogo-SP contra o Grêmio, pelas quartas de final. Na partida, o jogador fez linda jogada já no fim, ao anotar gol após pegar a bola na intermediária driblar dois defensores do time adversário com categoria. Chama a atenção pela rapidez e pela habilidade no apoio a Isaac.

O centroavante promete. Um dos artilheiros da Copa São Paulo com oito gols, o atacante tem estatura, mas também é rápido e sabe se movimentar. Tais características permitem ao jogador se destacar na linha ofensiva. O atacante já fez 9 gols na atual Copa São Paulo e é uma das revelações da edição de 2015. Tem boa finalização, bom cabeceio e bom posicionamento. Pode brilhar no time principal do clube do interior - tem contrato até 2018 e já faz parte do profissional - ou até parar em um clube grande.

Terra

Comentários