Palmeiras esbarra em paredão do Botafogo-SP e é eliminado da Copa São Paulo















O Botafogo-SP venceu o Palmeiras por 2 a 1 é o primeiro finalista da Copa São Paulo de 2015. O Palmeiras atacou a maior parte do tempo, mas o sistema defensivo do Botafogo-SP funcionou bem e teve um goleiro Talles inspirado.

Assim, em três contragolpes certeiros, o time de Ribeirão Preto conseguiu um escanteio que resultou no gol de Mayc, marcou com William e quase fez um terceiro gol - a bola só não entrou porque o zagueiro tirou em cima da linha. Gabriel Jesus marcou o gol do Palmeiras aos 45 minutos do segundo tempo.

A decisão será no próximo dia 25, no estádio do Pacaembu, com o vencedor do clássico entre Corinthians e São Paulo.

Fases do jogo: No primeiro tempo, o Palmeiras manteve mais a bola no campo de ataque, mas não conseguiu transformar seu domínio no jogo em oportunidades de gol. Pelo contrário, aos 15 minutos, o Botafogo-SP chegou ao gol após seu primeiro ataque com mais perigo, que resultou em escanteio. Na cobrança, Mayc cabeceou e abriu o placar.
O gol deixou o Palmeiras mais nervoso na partida, errando mais passes e abrindo mais espaços para os contragolpes botafoguenses. A tensão chegou ao ponto dos jogadores baterem boca dentro do gramado e apenas uma série de cartões amarelos conseguiu esfriar os ânimos.

Na volta do intervalo, uma blitz do Palmeiras. Com apenas um volante em campo, o time foi com tudo para cima do Botinha e quase marcou com menos de um minuto, em uma cabeçada de Lucas. A ofensividade do time da capital, porém, cobrou seu preço, com um time bastante exposto na defesa.

Da primeira vez que o Botafogo-SP foi para o ataque, Matheus Sales precisou tirar em cima da linha o chute de Wesley. No segundo lance de perigo, ninguém salvou: aos 7 minutos, William bateu cruzado, o goleiro ainda tocou na bola, que entrou lentamente.

Então o Palmeiras aumentou seu volume no ataque, criando as melhores oportunidades. O Botafogo-SP tentava esfriar os ânimos.

Gabriel Jesus tentava resolver na individualidade, criava boas chances, mas parava no goleiro do Bota. Em uma de suas arrancadas, o camisa 9 do Alviverde sofreu falta de Liniker - que acabou expulso.

O Botinha então praticamente abriu mão de atacar. Virou ataque contra defesa. Virou Palmeiras contra Talles. E o goleiro só não foi perfeito porque aos 45 do segundo tempo Gabriel Jesus saiu driblando e chutou cruzado, no canto esquerdo, para descontar para o time da capital.

Nos acréscimos, só deu tempo para o palmeirense Guilherme fez falta em Carlos Henrique para impedir um contragolpe e ser expulso.

O melhor: Talles - Se não fosse pela ótima atuação do goleiro do Botafogo-SP, o Palmeiras teria marcado gols. Foram pelo menos cinco defesas difíceis e decisivas. O zagueiros Caio Ruan, Gabriel e o volante Lineker também merecem destaque por dar solidez defensiva ao clube do interior.

Toque dos técnicos: O técnico do Palmeiras, Diogo Giacomini, optou por começar o jogo com o artilheiro Christofer no banco de reservas. Colocou o jogador apenas no intervalo, mas acabou abrindo mão da marcação no meio-campo. O time começou a ter mais chances de ataque, mas ficou vulnerável na defesa.

Para lembrar:
- A única vez que o Botafogo-SP chegou a uma final de Copa São Paulo foi em 1983, quando o time perdeu para o Atlético-MG por 2 a 1.
- Na última vez que o Palmeiras caiu na semifinal da Copa São Paulo, em 2013, o finalista Santos, sagrou-se campeão.

UOL Esporte

Comentários