CBF obrigará clubes a revelar comissões e investidores em contratações

Em um novo regulamento de transferências, a CBF vai exigir que clubes declarem todos os pagamentos das transferências de jogadores, sejam aqueles diretamente feitos a clubes, comissões a empresários ou participações de investidores. O documento será publicado na segunda-feira, e segue orientação da Fifa. A confederação promete fiscalização sobre as contratações dos times.

A federação internacional de futebol já determinou o veto a participação de terceiros em direitos de jogadores, e vai estabelecer a obrigatoriedade de declarar todos os verdadeiros donos dos atletas. Informações sobre pagamentos a empresários já são exigidas pela entidade.

“É o momento de dar maior transparência. Vamos exigir todos os documentos e eventualmente repassar para a Fifa quando houver necessidade (alguma possibilidade de irregularidades)''; afirmou o vice da CBF, Marco Polo Del Nero, que assume a entidade em abril. Os documentos, no entanto, não devem ser públicos.

A Fifa já faz investigações em dois clubes brasileiros, Corinthians e Coimbra FC, para verificar se houve descumprimento de alguma norma do estatuto de transferência de jogadores. Del Nero admitiu que viu problemas no mercado brasileiros de contratações neste verão.

O dirigente prometeu também uma fiscalização para garantir que seja cumprido o veto da Fifa a novos investidores, válido a partir de maio deste ano e com restrições já em janeiro. A CBF apoia a medida, apesar da maioria dos clubes sul-americanos ser comprado o fim do TPO (Third Partnertship Owner).

“Acho negativo para o futebol (a participação de terceiros nos jogadores). É preciso haver uma acomodação do mercado. Mas os preços dos jogadores serão mais elevados e o clube vai ficar satisfeito quando ficar com a receita inteira'', analisou Del Nero.

UOL Esporte

Comentários