CBF vai incluir fair play financeiro em seu novo regulamento


















O que já é comum na Europa há um tempo está chegando ao Brasil. O fair play financeiro vai ser aplicado também no futebol nacional.

Nesta quinta-feira (15), a entidade explicou como funcionará o novo regulamento Geral de Competições da entidade para 2015. Com a nova regra, clubes poderão ser excluídos de competições.

"A CBF publicará, através dos regulamentos específicos de competições ou resulução da presidência, normas sobre fair play financeiro e trabalhista, que estabeleçam requisitos e responsabilidades, visando o saneamento fiscal e finaneiro dos clubes, que ficarão obrigados a cumpri-las, sob pena de sofrerem as pertinentes penalidades desportivas", disse a nota oficial da CBF.

A ideia da entidade é ser bem mais rigorosa com atrasos de salários, seguindo as regras que já são aplicadas na Europa. O objetivo da nova regra, segundo a CBF, é que as regras seja cumpridas para "assegurar às agremiações o direito de participação nas competições, bem como a manutenção dos pontos e classificação conquistados".

Os clubes terão que comprovar a regularidade de suas obrigações tributárias, existência de autonomia de conselho fiscal, redução do déficit operacional ou prejuízo, cumprimento dos contratos de trabalho.

Caso as regras não sejam cumpridas, os clubes estão sujeitos a advertência, multa, proibição de registro de contrato especial desportivo atá a regularização dos salários em atraso, perda de pontos em campoenatos e até exclusão destes. Isso pode gerar o rebaixamento para divisões inferiores ou ainda a proibição de participar de competições, em caso de reincidência.

Lancenet

Comentários