Sem dinheiro, Santos pode perder todos titulares do meio-campo para rivais














O técnico Enderson Moreira pode enfrentar um grave problema para escalar o Santos no próximo dia 2 de fevereiro, quando o time estreia no Campeonato Paulista, diante do Ituano. Isso porque a equipe santista corre o risco de perder todos os atletas titulares do meio-campo para outros clubes.

Devido à crise financeira do Santos, envolvendo atrasos de salários, direitos de imagens, fundos de garantias e 13º dos atletas, os clubes rivais tem assediado os santistas e, inclusive, induzido os jogadores a entrarem na Justiça para rescindirem contrato com o alvinegro praiano.

Os atletas mais assediados são os titulares do meio-campo – Alison, Arouca e Lucas Lima. O "quarto titular" do setor – o volante Alan Santos – já deixou o clube e acertou sua transferência para o Coritiba.

O caso mais polêmico é do volante Arouca. O atleta acionou o clube na Justiça para rescindir contrato e acertar sua ida ao Palmeiras. O Palmeiras está acertado com o camisa 5. Clube e jogador já se entenderam em relação a tempo de contrato, valores de salários e tudo o que envolveria o vínculo do volante com a equipe do Palestra Itália.

Outro volante que deve deixar o clube é Alison. Giuliano Bertolucci, que gerencia a carreira do jogador, esteve na Vila Belmiro na última quinta-feira para tentar finalizar a transferência do volante para o Internacional. O Santos não tem nenhuma porcentagem dos direitos econômicos do atleta, pois a antiga diretoria vendeu os 70% que pertenciam ao clube para o Banco BMG.

O Santos, que detém os direitos federativos de Alison, deve liberá-lo com a promessa de receber dois jogadores de Bertolucci ainda neste ano.  O Inter pode colocar na mesa o empréstimo de Jackson como uma compensação – mesmo que o repasse do zagueiro não faça parte oficialmente do negócio.

Lucas Lima, por sua vez, pode ser o último atleta do meio-campo a deixar o Santos. O atleta não descarta sair pelas "portas do fundo", acionando a Justiça. No entanto, ele já iniciou uma conversa com a diretoria santista para pedir sua liberação.

O camisa 20, destaque do time em 2014, tem proposta do futebol português e chinês, além de sondagens do Flamengo e do mercado italiano. Umas das propostas chega ao valor de 8 milhões de euros (cerca de R$ 25,3 milhões). O Santos pode aceitar a oferta temendo perder o atleta na Justiça.

O Santos comprou recentemente 10% dos direitos econômicos do atleta. Um investidor misterioso, já que o clube não revelou o parceiro, pagou a quantia de R$ 968 mil ao Internacional.

O Santos não tinha nenhuma porcentagem de Lucas Lima. Agora, os direitos econômicos do jogador ficam divididos da seguinte forma: 10% para o clube paulista, 80% para a Doyen Sports e 10% para a empresa do agente do meia, Edson Khodor.

Além dos 10%, o Santos ainda terá direito a 20% do lucro que a Doyen obter em um futura venda de Lucas Lima.

UOL Esporte

Comentários