Libertadores, eleições, clássico: 2015 do Corinthians já tem ar de decisão














Excursão aos Estados Unidos, amistoso festivo no Itaquerão, pouca pressão, muita alegria... a pré-temporada foi tranquila para o Corinthians, mas o clube já "trocou o chip" e agora se prepara para sua primeira semana competitiva do ano. E ela promete ser bastante agitada, com ares de decisão.

No domingo, há a abertura oficial da temporada, o duelo contra o Marília no Itaquerão, um jogo em que um mal resultado poderia baixar o moral dos jogadores para as "finais" das semanas seguintes.

Na quarta, o time recebe o Once Caldas no duelo de ida da pré-Libertadores. Quatro dias depois, em 8 de fevereiro, enfrenta o Palmeiras no primeiro clássico pelo Paulista.

Na quarta seguinte, viajará a Colômbia para o duelo de volta contra o Once Caldas, uma partida que pode significar um avanço à fase de grupos da Libertadores ou a repetição de um "Tolimaço", a exemplo do que ocorreu em 2011.

No meio de tudo isso, os bastidores do clube estarão em ebulição com o processo eleitoral, que se concretizará no dia 7 de fevereiro, sábado véspera do clássico com o maior rival. O atual presidente Mario Gobbi deixará seu posto, e oposição e situação do clube disputam o comando.

Dentro de campo, a intensidade da preparação já pode ser sentida desde a última segunda-feira, quando o elenco não teve descanso depois de um domingo sem futebol: treino em dois períodos, sendo que no primeiro, ao qual a imprensa teve acesso, o técnico Tite comandou de perto a movimentação dos jogadores e cobrou bastante empenho deles.

"O treino é excelente", elogiou o atacante Luciano em coletiva de imprensa. "Eles estendem, dura um pouco mais [do que o normal], mas faz parte. Se quisermos ser campeões é isso mesmo."

Preparo

Existem dois pontos que preocupam jogadores e comissão técnica nessa semana que precede a abertura da temporada: condicionamento físico e entrosamento.

Para Luciano, é preciso fazer alguns ajustes na preparação dos atletas e o principal deles é a condição física. "Ainda não estamos 100% fisicamente. Só precisa melhorar isso para fazer uma boa estreia na Libertadores."

Já Tite quer que os jogadores assimilem melhor suas escolhas táticas e, por isso, não abre mão de ver o time principal em campo contra o Marília. Ele acredita que só assim, em uma partida que vale três pontos, o Corinthians vai poder entrar em ritmo competitivo para encarar o Once Caldas na semana que vem.

Isso mesmo sob o risco, natural e inevitável, de alguma lesão no Paulista tirar um jogador importante da Libertadores. "Risco sempre tem", admitiu o treinador.

É assim, treinando repetidamente e sem tirar o pé de dividida, que o Corinthians se prepara para sua primeira semana para valer de 2015. Uma semana que pode definir o futuro do time no resto do ano.

UOL Esporte

Comentários