Berdych bate Nadal com direito a pneu, vai à semi e quebra tabu histórico

Foram quase nove anos e 17 derrotas seguidas até que Tomas Berdych finalmente quebrasse um de seus maiores tabus da história do tênis atual. Na madrugada desta terça-feira, o tenista tcheco venceu Rafael Nadal por 3 sets a 0 (6-2, 6-0 e 7-6 (7-5) e se garantiu na semifinal do Aberto da Austrália.

A sequência de resultados negativos de Berdych diante do espanhol era uma das maiores da história da Era Aberta da modalidade, empatada com Jimmy Connors e Tim Mayotte, ambos fregueses de Ivan Lendl, e Vitas Gerulaitis, que sofreu na mão de Bjorn Borg. 

E a vitória veio para lavar a alma, com direito a pneu no segundo set, vencido em assustadores 25 minutos. Foi apenas a terceira vez que Nadal levou um 6-0 em um Grand Slam. Apenas Andy Roddick, no Aberto dos Estados Unidos de 2004, e Roger Federer, em Wimbledom 2006, conseguiram o feito.

O domínio do tcheco foi tanto, que Nadal só deu trabalho mesmo no terceiro set, quando forçou a decisão no tie-break. Nas demais parciais, o espanhol foi completamente controlado, sendo vítima do número duplas faltas (6 a 0 no total).

Outro fator que fez a diferença foi o saque de Berdych. O número 7 do mundo encaixou 10 aces contra apenas três do rival. A série de winners foi ainda mais acentuada. Foram 46 a 24.

A vitória do tcheco começou a ser construída no quarto game do primeiro set, quando passou a devolver bolas firmes no corpo de Nadal para conseguir uma quebra. O mesmo se repetiu no oitavo game, colocando o número 7 do ranking em vantagem na partida.

O segundo set foi para ser esquecido pelos torcedores do espanhol. Berdych atropelou com uma chuva de winners de devolução e fechou por 6-0, arrancando olhares assustados de quem acompanhava a partida.

Nadal só se recuperou no terceiro set. Empurrado pela torcida a cada confirmação de saque, o astro chegou a forçar a decisão no tie-break, mas não foi o suficiente para segurar o tcheco.

Berdych agora terá pela frente o vencedor da partida entre Andy Murray e Nick Kyrgios. 

UOL Esporte

Comentários