Após corrida chata no Brasil, Pirelli reconhece excesso de cautela em 2015

(Foto: Bryn Lennon/Getty Images)


Uma corrida morna, com poucas ultrapassagens e na qual praticamente todos os pilotos adotaram a mesma estratégia. A história do GP do Brasil se repetiu pela maior parte das corridas desta temporada da Fórmula 1, que se encerra daqui a duas semanas, em Abu Dhabi. E a própria Pirelli reconhece que isso se deve a uma postura mais conservadora no fornecimento de pneus.

Em entrevista exclusiva ao UOL Esporte, o chefe da Pirelli na F-1, Paul Hembery, afirmou que a empresa acabou não cumprindo, nesta temporada, com o que a Federação Internacional de Automobilismo espera em relação aos pneus. Depois de sofrer muitas críticas pelo alto nível de desgaste em anos anteriores, foi adotada uma postura mais cautelosa, com o fornecimento de pneus mais duros, o que deixou as provas menos movimentadas.

"Pode ser que tenhamos sido um pouco conservadores demais nesta temporada porque a maioria das provas teve apenas uma parada. Isso não está alinhado com o que queremos fazer e com o que nos foi pedido, que era fazer com que as provas tivessem duas ou três paradas."

Hembery explica que a diminuição no número de paradas não foi algo feito de propósito pela Pirelli. Mas, sim, é apenas um reflexo da falta de testes, que dificulta a previsão do rendimento dos carros. "Com a falta de testes, ficou difícil termos nós soluções. Tivemos alguns testes de apenas um dia, então ficamos limitados na quantidade de mudanças que podemos fazer."

O britânico reconheceu que a situação pode ficar estável na próxima temporada, uma vez que o regulamento não terá grandes alterações e a Pirelli ainda não conseguiu acertar a realização de mais testes em 2016.

"Isso vai mudar para 2017", garantiu Hembery. "As regras vão ser alteradas dramaticamente - ainda que ainda não saibamos o que vai ser mudado - e existe a compreensão de que é preciso ter um aumento significativo da quantidade de testes. Não há nenhuma empresa no mundo que consiga fazer o que nós conseguimos sem ter testes." 

UOL Esporte

Comentários