Martine Grael e Kahena Kunze são vice-campeãs mundiais na vela

(Foto: Matias Capizzano/49er Class)


Martine Grael e Kahena Kunze conquistaram neste sábado mais um resultado expressivo em sua preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. As brasileiras se recuperaram de um início ruim do Campeonato Mundial de Buenos Aires e fecharam a competição em segundo lugar.

Em três mundiais do atual ciclo olímpico, a dupla venceu um (no ano passado, em Santander, na Espanha) e foi vice-campeã nos outros dois (em Buenos Aires e em 2013, na França). Além disso, nos dois eventos-teste disputados no Rio de Janeiro, nas raias em que serão disputados os Jogos Olímpicos, as brasileiras foram perfeitas, com duas vitórias.

Em Buenos Aires, Martine e Kahena tiveram de se recuperar de um início muito ruim de competição. Após a primeira regata do evento, elas ocupavam apenas a 17a posição na classificação geral. Na medal race, a última prova do mundial, as brasileiras entraram na liderança, empatadas com as italianas Giulia Conti e Francesca Clapcich, mas foram superadas pelas rivais – que conquistaram seu primeiro título mundial na classe.

O segundo lugar confirma a dupla como a principal aposta da vela nacional para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no ano que vem. As duas são donas dos resultados mais constantes da seleção brasileira no ciclo olímpico, mesmo quando comparadas com o bicampeão olímpico da classe Laser, Robert Scheidt, ou o campeão mundial da classe Finn, Jorginho Zarif.

Em 27 torneios disputados desde 2012, Martine e Kahena só não subiram ao pódio em seis deles. Além disso, venceram 13 campeonatos, incluindo o Mundial de 2014 e os dois eventos-teste do Rio 2016.

A semana foi boa, também, para o irmão de Martine: ao lado de Gabriel Borges, Marco Grael garantiu a classificação olímpica na classe 49er – os dois fecharam o Mundial (disputado simultaneamente ao de 49erFX, em Buenos Aires) em 17o lugar.

UOL Esporte

Comentários