'Acho errado as pessoas esperarem um novo Senna', defende Felipe Nasr

(Foto: Paul Gilham Getty Images Sport)


Mais que um piloto, um homem comprometido com o futuro do Brasil. É o que Felipe Nasr vê como inspirador na trajetória de Ayrton Senna. Mesmo não tendo visto o brasileiro correr, Nasr tem o tricampeão como ídolo. Ao mesmo tempo em que percebe que seu legado não é totalmente positivo para jovens pilotos como ele.

"Todos os brasileiros têm um carinho enorme pelo Ayrton por tudo o que ele fez pelo Brasil, pela intenção dele em melhorar a educação e a pobreza. Acho que ele fez muita coisa boa pelo Brasil, não só nas pistas, como fora dela também. Enquanto tiver automobilismo, o nome do Ayrton estará lá em cima", disse o piloto da Sauber, ouvido pelo UOL Esporte.

Mesmo sem lembrar das performances do tricampeão na pista, uma vez que nasceu menos de dois anos antes de sua morte, Nasr tem Senna como ídolo - e costuma ouvir muitas histórias do piloto, especialmente contadas por seu fisioterapeuta, Joseph Leberer.

"Sempre me inspirei muito, tive uma grande admiração por ele mesmo tendo nascido em 92. Tudo o que ouvi foram de vídeos e histórias de pessoas próximas. Estou tenho oportunidade de trabalhar com o Joseph, que era fisioterapeuta e amigo pessoal dele, então escuto muita coisa dele", revelou.
"Tem de tudo. Uma vez ele me contou uma história de um helicóptero. Estavam lá o Ayrton, o Joseph, o Berger e outros pilotos e o Berger pegou a maleta do Ayrton e jogou para fora do helicóptero. O Joseph conta isso e dá risada como se fosse hoje."

Mesmo com a admiração, Nasr salientou que não acha justo os pilotos brasileiros serem comparados com Senna.

"O que eu acho errado é as pessoas esperarem um novo Senna. Ele, como qualquer campeão, tem a história dele e acho que ninguém precisa imitar mas, sim, construir sua própria história", defendeu o piloto brasileiro.

"Cada um tem uma história diferente. Mas, cada um que comece a correr no Brasil tem, automaticamente, uma pressão por resultados. Você nasce com essa responsabilidade. Mas como eu nasci praticamente já dentro do automobilismo, aprendi a lidar com essas coisas."

Felipe Nasr fará sua estreia como piloto titular da Fórmula 1 em um GP Brasil neste final de semana, com largada às 14h do domingo. Os treinos livres começam na sexta-feira, com duas sessões de 1h30 começando às 10h e 14h. O treino classificatório, no sábado, também será às 14h.

UOL Esporte

Comentários