Deputados aprovam projeto e Olimpíada deve custar R$ 25 milhões ao DF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou, na noite de terça-feira, 10, o projeto de lei que garante o estádio Mané Garrincha como uma das sedes para os Jogos Olímpicos do Rio-2016. Por unanimidade (21 votos), os deputados distritais autorizaram o encaminhamento da proposta.

Não houve, no entanto, previsão orçamentária. À réporter Larissa Rodrigues, no portal Fato On Line, de Brasília, a secretária-adjunta de Esporte do Distrito Federal, Leila Barros, disse que os Jogos Olímpicos custará R$ 25 milhões aos cofres da capital.

A aprovação na Câmara coincidiu com o anúncio da Fifa de que o Mané Garrincha receberá os dois primeiros jogos da seleção brasileira masculina na primeira fase da Rio-2016.  A seleção anfitriã estará no Grupo A e estreará em Brasília, em 4 de agosto, às 16h. O segundo também acontecerá em Brasília, às 22h do dia 7 de agosto.

O DF receberá dez jogos, sendo três do feminino.

O Mané Garrincha corria o sério risco de ser excluído dos Jogos-2016 porque o GDF (Governo do Distrito Federal) perdeu os prazos para firmar compromissos com o Comitê Organizador do evento. A quase nove meses da abertura, o GDF não apresentou ao Rio-2016 o caderno de encargos, nem a matriz de responsabilidade.

Agora, o texto aprovado na Câmara Legislativa do Distrito Federal vai para a sanção do governador Rodrigo Rollemberg (PSB) e, em seguida, publicado no Diário Oficial do DF. A assessoria do Rio-2016 informou que o GDF procurou o Comitê Organizador ainda na noite de terça-feira para comunicar sobre a aprovação o projeto pelos distritais. Assim, o Rio-2016 tem uma garantia de que a cidade está se movimentando para confirmar logo sua participação nos Jogos. A organização da Olimpíada aguarda agora a chegada do caderno de encargos e a matriz de responsabilidade, o que deve ocorrer nos próximos dias.

UOL Esporte

Comentários