Meta para Hamilton e tradição de GPs caóticos: o que esperar do GP Brasil

(Foto: NELSON ALMEIDA/AFP)


O campeonato já foi decidido, mas pilotos e equipes têm motivos para se animarem para o GP do Brasil. Afinal, uma das provas mais tradicionais do calendário costuma ser palco de corridas movimentadas e cheias de alternativas. Que o diga Lewis Hamilton, tricampeão do mundo, que nunca venceu em Interlagos.

Confira os 5 motivos para não perder o GP do Brasil

1. Hamilton tenta acabar com seca
Interlagos é o único circuito que esteve presente em todas as oito temporadas completadas por Lewis Hamilton na Fórmula 1 em que ele não venceu. O inglês, que já foi coroado como campeão desta temporada com três provas de antecipação, busca acabar com a marca negativa. Especialmente pelo GP do Brasil ser a casa de seu ídolo, Ayrton Senna, e onde ele conquistou seu primeiro título mundial.

2. Massa defende bom retrospecto
Com duas vitórias e cinco pódios, Felipe Massa é o piloto brasileiro com melhor retrospecto em casa na história da Fórmula 1. Ano passado, o brasileiro foi terceiro, em uma prova dominada pelas Mercedes. Mesmo com o crescimento da Ferrari em relação à Williams nesta temporada, o piloto aposta no 'fator casa' para chegar novamente entre os três primeiros.

3. Nasr estreia diante da torcida
Com pouquíssima experiência em Interlagos, Felipe Nasr não esconde a curiosidade para saber como será correr diante de sua torcida pela primeira vez. O piloto, que já subiu ao pódio no circuito paulistano, em uma das prévias do GP do Brasil de 2008, reconhece que o asfalto ondulado pode prejudicar o rendimento da Sauber, mas segue com a meta de pontuar em casa.

4. Promessa de muitas ultrapassagens
Tanto em pista seca, quanto em condições variáveis, Interlagos costuma ser uma das pistas com maior número de ultrapassagens de toda a temporada, tendo, inclusive, o recorde de manobras, com 144 no GP de 2012. E, ainda por cima, existe a previsão de chuva para São Paulo para o final de semana, ainda que o microclima da região de Interlagos seja ainda mais imprevisível. Mesmo com pista seca, a expectativa da Pirelli é de que sejam realizadas duas a três paradas no GP.

5. Classificação apertada e grid misturado
Por ser uma das pistas mais curtas do campeonato, Interlagos geralmente protagoniza classificações apertadas. Ano passado, apenas dois segundos dividiram o primeiro e o último colocados no grid. No GP do México, para efeito de comparação, 4s separaram o pelotão. Isso abre a possibilidade de pilotos largarem fora de suas posições naturais e terem de ir para cima na corrida.

O GP do Brasil terá largada às 14h do domingo.Os treinos livres começam na sexta-feira, com duas sessões de 1h30 começando às 10h e 14h. O treino classificatório, no sábado, também será às 14h.

UOL Esporte

Comentários