Após atingir número 1, Marcelo Melo mira ouro olímpico: 'É um sonho'

(Foto: AFP)


Primeiro brasileiro a liderar o ranking mundial de duplas na história, Marcelo Melo já tem seu principal objetivo traçado para 2016: conquistar o sonhado ouro olímpico em casa. Nos Jogos do Rio de Janeiro, o atleta conhecido como Girafa, por ter 2,03m, deverá atuar ao lado do também mineiro Bruno Soares, com quem faz parceria na Copa Davis desde 2010.

"É a competição que todo mundo quer ganhar. Tanto que Federer, Nadal e todos os melhores do tênis querem jogar. Nosso planejamento para o ano que vem será entorno dos Jogos Olímpicos e o deles também. E, para nós, ganhar no Brasil é um sonho ainda maior", avisou Melo ao site da Rio 2016.

Esta será a terceira participação de Marcelo em Olimpíadas. Nas disputas anteriores, não atingiu resultados expressivos: foi eliminado nas oitavas de final em Pequim 2008 e parou nas quartas em Londres 2012. Para mudar essa história, ele aposta no entrosamento com Bruno Soares, seu provável companheiro nas quadras do Centro Olímpico de Tênis, na Barra da Tijuca, no ano que vem.

"Eu e Bruno já jogamos juntos há muito tempo. A maneira como representamos o Brasil na Copa Davis sempre atraiu muito público. Nossos jogos são sempre os mais cheios. No Rio, nós tentaremos usar a nossa experiência da melhor maneira possível porque é uma oportunidade de ouro atuar nos Jogos Olímpicos em casa", explicou.

Só na atual temporada, Marcelo faturou seis títulos com três parceiros diferentes. Ao lado do habitual companheiro croata Ivan Dodig, o brasileiro conquistou Roland Garros, seu primeiro Grand Slam na carreira. Esses resultados proporcionaram a Melo assumir a ponta do ranking mundial de duplas, encerrando uma hegemonia que pertencia aos irmãos norte-americanos Bob e Mike Bryan, no topo da lista desde 2003.

"Chegar ao primeiro lugar no ranking na era dos Bryan, que dominaram o circuito por tanto tempo e ainda estão jogando, foi muito gratificante. Os jogadores mais top vieram me dar os parabéns", disse o tenista de 32 anos, lembrando o vídeo em que o sérvio Novak Djokovic, número 1 de simples, o parabenizou pela nova posição.

Antes de entrar no ano olímpico, Marcelo Melo tem um último desafio: conquistar o inédito título do ATP Finals, torneio que reúne as oito melhores duplas da temporada no piso rápido e coberto de Londres. Invicto há 17 partidas, o brasileiro estreou com vitória na segunda-feira e volta à quadra nesta quarta, a partir das 16 horas (de Brasília), para enfrentar o holandês Jean-Julien Rojer e o romeno Horia Tecau, pela segunda rodada do Grupo B.

ESPN

Comentários