Em revanche, Djokovic vence Federer e é pentacampeão do ATP Finals

(Foto: Reuters / Suzanne Plunkett Livepic)


Novak Djokovic se tornou neste domingo (22) pentacampeão do ATP Finals, torneio que fecha a temporada do tênis. Mas a vitória sobre Roger Federer por 2 a sets a 0, parciais de 6/3 e 6/4, teve vários significados para o sérvio além do quinto título no torneio.

O triunfo foi também uma revanche para o sérvio, que havia sido derrotado pelo suíço na fase de grupos da competição. Os dois trocaram farpas após a partida, e a decisão deste domingo foi um tira-teima após o episódio.

Após a partida, Federer fez questão de parabenizar Djokovic pelo título e pelo ano "ridiculamente bom". O sérvio agradeceu e retribuiu o elogio. "Obrigado, Roger. Espero te encontrar muitas vezes na próxima temporada".

O título representou ainda um recorde para Djokovic, que se tornou o primeiro jogador a vencer quatro vezes seguidas o ATP Finals, em 46 anos de realização do torneio. Essa foi a segunda vez seguida que Federer e Djokovic se encontraram na final do ATP Finals, e a terceira nos últimos quatro anos.

A vitória deste domingo (22) foi também significativa no retrospecto entre os dois: Djokovic igualou o número de vitórias, e agora ambos têm 22 triunfos. O sérvio jamais ultrapassou o suíço no confronto geral, mas levou a melhor nesta temporada: venceu cinco das oito partidas que disputaram em 2015. 

Com o título do torneio, Djokovic embolsou cerca de R$ 7,6 milhões (US$ 2,06 milhões), além de 1300 pontos, que ampliarão sua liderança no ranking mundial.

UOL Esporte

Comentários