Corinthians conquista Brasileirão e vive melhor momento desde 2007

(Foto: Luciano Belford/FramePhoto)


O Corinthians fechou a série A do Campeonato Brasileiro na noite dessa quinta-feira (19). Mesmo com três rodadas para serem realizadas, o time paulista manteve uma segura vantagem contra o segundo colocado e leva para casa o sexto título brasileiro.

Com todas as contestações dos adversários devido aos erros de arbitragem, o mérito do clube alvinegro não pode ser descartado: a equipe no começo do campeonato não era apontava como favorita, muito pelo fato de que o elenco sofreu no final de 2014 para se classificar para a Libertadores e pela campanha mediana no estadual de 2015.

Com a chegada do Campeonato Brasileiro, a mídia noticiosa e articulista apontava que o Cruzeiro se manteria na briga pelo tri nacional e que São Paulo e Atlético Mineiro brigariam por uma vaga na Taça Libertadores. O que vimos de início foi o Galo Mineiro disparando na liderança e o Cruzeiro ameaçado pela zona da degola. Mediano, o São Paulo flertava com o G4, mas pouco avançava na tabela.

(Foto: Reprodução/FutDados)


A reviravolta do Corinthians aconteceu próxima a 14ª rodada, quando o aproveitamento a equipe era de 77.78%, enquanto a do Atlético era de 55.56%, de acordo com a tabela acima do site FutDados. 

O alvinegro paulista termina a 35ª rodada do campeonato com números impressionantes: tem o melhor aproveitamento da competição (73%), possui o melhor ataque com 64 gols feitos, o que na primeira passagem do técnico Tite era ilusório, tanto que o comandante foi chamado de “empaTite”. A defesa também é a melhor do nacional, com 27 gols recebidos, e a equipe é a que mais venceu (23 vitórias) e a que menos perdeu (4 derrotas) até a 35ª rodada.

Os números apresentados são os melhores da equipe desde o fatídico ano de 2007, onde a equipe sofreu o duro rebaixamento para a série B do nacional. Desacreditados, os jogadores lamentaram o ocorrido e precisaram de um empurrão para recomeçar os trabalhos em 2008. Nesse momento, o técnico Mano Menezes pareceu como a grande chave para o retorno a série A e consequentemente entregar a equipe para a conquista da primeira Libertadores e o segundo mundial de clubes.

Contestar esses números da equipe atualmente é um absurdo, e muito desse mérito vai ao próprio Tite, que recuperou muitos jogadores como Elias, Jadson, Vagner Love e Ralf. Outras peças importantes da conquista merecem destaque como os atacantes Malcolm e Luciano, o meia Renato Augusto, o goleiro Cássio, e os zagueiros Gil e Felipe.

E agora entreguem a taça!!

Comentários