Comitê ainda não definiu quem entregará a taça da Copa

Itália também foi campeã mundial em 1934, 1938 e 1982 Foto: Getty 
Images

Comitê Organizador ainda não definiu responsável por entrega da Taça Fifa ao campeão

O Comitê Organizador da Copa do Mundo da África do Sul ainda não decidiu quem entregará, no próximo domingo, a Taça Fifa ao capitão da equipe vencedora da final, que terá a Holanda contra Alemanha ou Espanha.

"Não há um protocolo específico sobre quem deve entregar a taça ao capitão vencedor. Em cada Mundial é tomada uma decisão diferente, e é competência do Comitê Organizador local", explicou o porta-voz da Fifa, Nicolas Maingot.

A lista de personalidades que terão convites para a final também não está fechada e continua a dúvida sobre se, finalmente, estará presente no camarote o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, uma das figuras mais carismáticas do continente.

"A lista não está confirmada. O presidente brasileiro Lula estará aqui em visita oficial, sabemos que também estará o presidente (sul-africano) Jacob Zuma, e, quanto a Mandela, ele tem um convite aberto, mas não sabemos se poderá assistir", disse o porta-voz do Comitê Organizador local, Jermaine Craig.

Sobre a cerimônia de encerramento, Craig confirmou a atuação da cantora colombiana Shakira para interpretar a música oficial do Mundial "Waka Waka". "Mas (terá) também artistas africanos. Se a cerimônia inaugural esteve centrada em temas africanos, a de encerramento terá um componente mais moderno e mais jovem", apontou.

Em relação às críticas recebidas de parte da imprensa internacional sobre a organização do Mundial, Craig disse que o Comitê está "muito satisfeito de que a África do Sul, como país, tenha podido demonstrar não só sua capacidade organizativa, mas também seus atrativos".

Comentários