Chile será sede dos Jogos Sul-Americanos de 2014

O Chile organizará os Jogos Sul-Americanos de 2014, cuja realização foi posta em dúvida após o terremoto de 27 de fevereiro no país, disse o vice-presidente do evento, citado neste sábado pelo jornal El Mercurio.

Os Jogos, que se realizam a cada quatro anos, incluem uma série de competições, na sua maioria esportes olímpicos, dos quais participam a totalidade dos países sul-americanos e outros da América Central e do Caribe.

"Verbalmente fomos notificados de que Santiago está mantida como a cidade que abrigará o evento, embora a notícia formal ainda não tenha chegado. Mas sim, é definitivo: esses Jogos finalmente serão no Chile", disse Danilo Carrera, vice-presidente da comissão organizadora.

Após o terremoto que atingiu o país no início do ano, as novas prioridades e realocação de recursos do governo do presidente Sebastián Piñera foram destinadas a tarefas de emergência e reconstrução depois das perdas estimadas de 30 bilhões de dólares.

O El Mercurio previu que, para os Jogos de 2014, serão destinados cerca de 70 milhões de dólares, 50 dos quais serão destinados para construir a infraestrutura esportiva.

A próxima versão dos Jogos Sul-Americanos deve incluir cerca de 30 modalidades e 21 países participantes, dado que serão convidadas aproximadamente seis federações da América Central e do Caribe que não estiveram em Medelín, na Colômbia, em 2010.

Comentários