Técnico caseiro, Mano se beneficia com Copa no Brasil

O primeiro título de primeiro escalão conquistado por Mano Menezes no Corinthians foi o Campeonato Paulista de 2009, sobre o Santos Foto: Agência Lance

Mano Menezes no Paulista de 2009; técnico foi campeão estadual e da Copa do Brasil com o Corinthians sem perder uma única partida em casa

Mano Menezes aceitou o convite da CBF e será apresentado nesta segunda-feira, às 16h, como o novo treinador da Seleção Brasileira. Com um aproveitamento de 78% dos pontos nas partidas em casa nos últimos 5 anos, Mano parece ter sido a escolha ideal para dirigir a equipe do País, já que o próximo Mundial acontece justamente no Brasil, em 2014.

O comandante assumiu o Grêmio em abril de 2005. De lá, chegou ao Corinthians, em dezembro de 2007, de onde chegou à Seleção, ao final de julho de 2010. Ao longo desses 5 anos, se contabilizadas todas as partidas que o treinador realizou com o mando de campo ao seu favor, Menezes apresenta expressivos 120 triunfos, 25 empates e apenas 20 derrotas em 165 jogos disputados.

Desde que dirigiu o Corinthians pela primeira vez, em janeiro de 2008, Mano demonstrou seu domínio espantoso quando atuou com a torcida ao seu lado. Nos duelos do clube paulista no Pacaembu e no Morumbi (com exceção dos clássicos), desde o jogo de estreia do técnico, o time alvinegro apresentou um incrível aproveitamento 82,5% dos pontos.

Foram 64 vitórias, 11 empates e 7 reveses em 82 embates atuando diante do grupo de torcedores mais popular e exigente do Estado de São Paulo. O suficiente para "perpetuar" o nome do comandante no cargo em que conseguiu ocupar por quase três anos, o bastante para se tornar o quinto técnico que mais dirigiu o clube do Parque São Jorge.

Já em sua passagem pelo Grêmio, Mano disputou, quando teve o mando de campo ao seu favor, 83 confrontos, que resultaram em 56 triunfos, 14 empates e 13 insucessos, totalizando um retrospecto com 72% de aproveitamento. Dessas partidas, apenas três não foram no Estádio Olímpico e sim no Centenário, em Caxias do Sul, em agosto de 2008, pelo Brasileiro.

Com o próximo Mundial sendo realizado em território nacional, nada como a incrível soberania do novo treinador atuando com a torcida ao seu lado. Para um povo que tem pesadelos até hoje com a tragédia da Copa de 50, quando o Brasil sucumbiu frente ao Uruguai na decisão, ficam nas costas do "caseiro" Mano as esperanças renovadas de 180 milhões de brasileiros que jamais viram de perto sua Seleção vencer um Mundial.

Confira o desempenho de Mano Menezes atuando em casa pelo Corinthians:

Jogos: 82
Vitórias: 64
Empates: 11
Derrotas: 7

Confira o retrospecto de Mano Menezes atuando em casa pelo Grêmio:

Jogos: 83
Vitórias: 56
Empates: 14
Derrotas: 13

Comentários