Amauri faz dois em vitória da Juventus; Liverpool também vence

A Juventus derrotou o Shamrock Rovers, da Irlanda, por 2 a 0 pela terceira fase eliminatória da Liga Europa Foto: AP

Brasileiros Amauri e Diego se cumprimentam durante vitória da Juventus contra o Shamrock Rovers (Irlanda)

A Juventus, da Itália, estreou na Liga Europa nesta quinta-feira com vitória em grande atuação do atacante brasileiro naturalizado italiano Amauri. Ele marcou os gols da vitória por 2 a 0 sobre Shamrock Rovers, da Irlanda, em confronto válido pelo terceira fase eliminatória da competição.

Amauri, que apesar da naturalização não disputou a Copa do Mundo da África do Sul pela seleção italiana - foi preterido pelo técnico Marcelo Lippi -, mostrou que está retomando sua grande fase. Balançou as redes aos 3min do primeiro tempo e aos 30min da etapa final para definir a vitória.

Desta forma, a equipe adquire vantagem para o confronto de volta, que será realizado na próxima quinta-feira, em Turim. O time poderá ser derrotado por até um gol de diferença. Se o Shamrock Rovers devolver o 2 a 0, a decisão será nas penalidades. Vitória por três ou mais gols de diferença classifica os irlandeses.

Liverpool também vence - o sétimo lugar conquistado pelo Liverpool no Campeonato Inglês na temporada 2009-2010 custou caro à equipe. Enquanto rivais como o Manchester United ainda estão em pré-temporada, o clube já teve que entrar em campo nesta quinta-feira, para participar da terceira fase das eliminatórias da Liga Europa. O time viajou até a Macedônia para enfrentar o desconhecido Rabotnicki, e venceu por 2 a 0, com dois gols do francês David N'Gog.

A partida marcou a estreia do técnico Roy Hodgson na equipe do Liverpool, em substituição ao espanhol Rafa Benitez que, demitido, foi contratado pela Internazionale de Milão, da Itália. Hodgson conhece bem a Liga Europa, que começou a ser disputada com esse nome na última temporada (antes se chamava Copa da Uefa), quando o Fulham, então dirigido por ele, chegou à final da competição, tendo sido derrotado pelo Atlético de Madri.

O resultado do jogo desta quinta-feira foi muito bom para o Liverpool, que poderá até perder por um gol de diferença no estádio Anfield Road, no jogo do próximo dia 5 de agosto, que, mesmo assim, se classificará para a próxima fase do torneio, denominada pela UEFA de "playoffs".

Quem também venceu nesta quinta-feira, mas com placar mirrado, foi o Sporting Lisboa, de Portugal. A equipe fez 1 a 0 contra o Nordsjaelland, da Noruega, e atuará por um empate no confronto de volta, marcado para a próxima quarta-feira. O Stuttgart, da Alemanha, também terá a vantagem do empate, já que venceu o Molde, da Noruega, por 3 a 2. O jogo de volta será disputado quinta-feira.

Confira os resultados da Liga Europa

Shamrock Rovers-IRL 0 x 2 Juventus-ITA
FC Nordsjaelland-DIN 0 x 1 Sporting Lisbon-POR
Molde-NOR 2 x 3 Stuttgart-ALE
Plzen-TCH 1 x 1 Besiktas-IRL
Dinamo Bucuresti-ROM 3 x 1 Hajduk Split-CRO
Sibir Novosibirsk-RUS 1 x 0 Apollon Limassol-CHI
Spartak Zlatibor-SER 2 x 1 Dnipro D''petrovsk-UCR
Dnepr Mogilev-BLR 1 x 0 Ostrava-TCH
Inter Turku-FIN 1 x 5 Racing Genk-BEL
MyPa-FIN 1x 2 Timisoara-ROM
APOEL Nicosia-CHI 1 x 0 Jablonec-TCH
Randers-DIN 2 x 3 Lausanne Sports-SUI
Odense-DIN 5 x 3 Zrinjski Mostar-BOS
Kalmar-SUE 1 x 1 Levski Sofia-BUL
Maccabi Haifa-ISR 1 x 0 Dinamo Minsk-BLR
Gyor-HUN 0 x 1 Montpellier-FRA
Maribor-ESL 3 x 0 Hibernian-ESC

Comentários