Eliminada, Seleção embarca rumo ao Rio de Janeiro

Ainda abatido pela eliminação do Mundial, na sexta-feira, Kaká segue para o embarque Foto: AP

Kaká anda cabisbaixo pelo aeroporto de Johannesburgo; Seleção já embarcou de volta para o Brasil

A delegação brasileira deixou neste sábado o aeroporto de Johannesburgo com destino ao Rio de Janeiro. A equipe do técnico Dunga foi eliminada pela Holanda, após derrota por 2 a 1, de virada, na última sexta-feira, pelas quartas de final da Copa do Mundo da África do Sul.

Este é o segundo voo que os brasileiros pegam neste sábado. Eles deixaram Port Elizabeth - cidade que sediou o fracasso diante dos holandeses - às 12h (de Brasília) e embarcaram às 16h para o Rio de Janeiro, com chegada prevista para as 2h40 deste domingo. No curto período que permaneceram no aeroporto de Johannesburgo, foram hospedados em uma sala VIP.

A maratona de viagens não para por aí, já que em seguida parte da delegação segue rumo a Guarulhos, em São Paulo. O desembarque deve acontecer por volta das 4h15.

Foram 37 dias dos brasileiros na África do Sul. Todos eles retornam ao Brasil e nenhum permanecerá na Europa, diferentemente de 2006. Alguns desembarcarão no Estado carioca, enquanto outros seguem rumo ao território paulista. O técnico Dunga, por sua vez, pegará um voo para Porto Alegre, cidade onde reside.

Tristeza na hora do adeus brasileiro

A despedida da Seleção da África do Sul foi marcada por muita tristeza. Após o insucesso das quartas de final, os jogadores passaram pela zona mista com os olhos marejados de lágrimas, muitos com a voz embargada. Alguns deles chegaram inclusive a chorar publicamente.

Posteriormente, no período noturno, ocorreu um silencioso jantar. O clima de velório foi quebrado pelo goleiro Júlio César, que pediu a palavra e fez um pronunciamento em nome do grupo. O técnico Dunga retribuiu o carinho e agradeceu aos seus comandados a confiança dedicada nos últimos três anos e meio de trabalho.

O dia posterior à eliminação foi marcado por um contraste de apoio e protesto por parte dos torcedores brasileiros. Durante a saída do elenco do Protea Hotel Marine, em Port Elizabeth, um grupo de centenas de torcedores demonstrou apoio por meio de faixas, bandeiras e cartazes.

Outros preferiram passar de carro na frente da hospedagem e gritavam, pelo vidro dos veículos, ofensas e críticas dirigidas ao treinador Dunga. Os jogadores, frustrados, sequer saíram de seus quartos para o café da manhã deste sábado.

Comentários