Zuma diz que Copa inspirou sul-africanos e mira Olimpíada

Joseph Blatter e Jacob Zuma discursaram antes do início da partida Foto: Getty Images

O presidente sul-africano Zuma (dir) considera a Copa do Mundo na África do Sul um sucesso

A Copa do Mundo inspirou os africanos e pode ser o primeiro passo para a primeira Olimpíada no continente, disse o presidente sul-africano Jacob Zuma, nesta sexta-feira.

Em uma entrevista à Fifa na residência presidencial em Pretória, Zuma disse que o bem sucedido torneio desencadeou um crescimento econômico e provou que o continente em desenvolvimento é capaz de sediar um evento internacional.

"Acho que provamos que não somente a África do Sul, mas a África é capaz de sediar qualquer grande evento", disse Zuma segundo o site oficial da entidade.

O governo gastou cerca de 40 bilhões de rands (US$ 5,7 bilhões) em projetos de infraestrutura, e bilhões mais na modernização de estradas e aeroportos.

O sucesso do país no Mundial pode dar ensejo a uma campanha pelos primeiros Jogos Olímpicos africanos, disse Juma na semana passada.

"As pessoas já falam na possibilidade de fazer campanha para grandes eventos e apoiamos isso. As Olimpíadas são um exemplo, não vejo por que não possamos lutar para sediá-la no futuro. É importante para a África", disse ele à Fifa.

Na semana passada o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, encorajou a África a fazer campanha para as Olimpíadas, fortalecendo a possibilidade da África do Sul voltar a sediar uma competição de grande porte.

A Cidade do Cabo foi a primeira cidade africana a tentar atrair os Jogos, mas foi rechaçada na votação para o evento de 2004, concedido a Atenas.

Comentários