Após 6 meses de separação, Santos estaciona e vê Dorival decolar

Substituição feita por Dorival Júnior funcionou e Mancini deu assistência para o gol de Ricardo Bueno. Foto: Ramon Bitencourt/Gazeta Press

Atlético-MG, de Dorival Júnior, venceu pela sétima vez em nove jogos de 2011

Entre 21 de setembro de 2010, dia da demissão de Dorival Júnior no Santos, e esta segunda-feira, 21 de março de 2011, há um espaço de exatos seis meses. Neste período, dirigentes santistas procuraram, e seguem procurando, um treinador capaz de recolocar as coisas nos eixos. Dorival, que assumiria o Atlético-MG quatro dias após deixar a Vila Belmiro, faz caminho exatamente contrário, e tem ótimo aproveitamento.

No início desta semana, dirigentes santistas devem se aproximar de uma definição para o comando técnico da equipe, e dificilmente será Marcelo Martelotte. O movimento mais natural é procurar Muricy Ramalho e tentar convencê-lo a deixar as férias após a passagem pelo Fluminense e tentar três vitórias para levar Neymar, Ganso e companhia às oitavas da Copa Libertadores.

Para se classificar, o Santos precisa recuperar o aproveitamento que tinha com Dorival Júnior. Em 59 jogos no comando santista, ele chegou ao índice de 64,9% dos pontos conquistados. Venceu o Campeonato Paulista, a Copa do Brasil e conseguiu goleadas impressionantes, como um 9 a 1 sobre o Ituano e um 8 a 1 contra o Guarani.

Com Marcelo Martelotte, na soma de suas duas passagens pelo comando, o número foi abaixo da metade: 46,9%. Sob o comando de Adílson Batista, com quem os dirigentes alvinegros tiveram pouca paciência, a equipe se aproximou do índice de Dorival: 60% - e só perdeu uma partida. Martelotte, com apenas seis jogos em sua segunda passagem, já tem duas derrotas.

O cenário de resultados ruins do Santos é exatamente oposto ao de Dorival Júnior no Atlético-MG, em que o treinador fechou 2010 prestigiado ao impedir um rebaixamento iminente à Série B. Em quase seis meses na Cidade do Galo, ele tem aproveitamento de 61,7% - bem perto dos 64% que conseguiu na Vila Belmiro.

Vice-líder do Estadual em 2011, Dorival já venceu o Cruzeiro nos dois clássicos disputados - ambos com o placar de 4 a 3 - e conseguiu uma goleada impressionante (8 a 1 no Iape-MA). Seu desempenho nesta temporada beira a perfeição: 81,4% de aproveitamento.

Confira o aproveitamento de cada treinador:

Dorival Júnior no Atlético-MG
27 jogos - 15 vitórias, 5 empates e 7 derrotas

Aproveitamento: 61,7%

Dorival Júnior no Santos
59 jogos - 36 vitórias, 7 empates e 16 derrotas

Aproveitamento: 64,9%

Adílson Batista no Santos
11 jogos - 5 vitórias, 5 empates e 1 derrota

Aproveitamento: 60%

Marcelo Martelotte no Santos
22 jogos - 8 vitórias, 7 empates e 7 derrotas

Aproveitamento: 46,9%

Comentários