Após 1ª vitória em 2011, Red Bull volta a gerar suspeitas

Sebastian Vettel comemora vitória no Grande Prêmio da Austrália; alemão dominou primeira etapa da temporada da Fórmula 1 em 2011. Foto: Getty Images

Vettel venceu com folga a corrida de abertura da temporada

Bastou a primeira vitória em 2011 para a Red Bull voltar a gerar suspeitas nos paddocks da Fórmula 1. O Kers e a asa dianteira do carro da equipe, que seria flexível (o que é proibido pelo regulamento), geraram discussões entre os rivais, a exemplo do que aconteceu na temporada passada.

Em relação ao sistema de recuperação de energia cinética, a própria Red Bull deu margem para os questionamentos. Enquanto o projetista Adrian Newey disse que a equipe abriu mão de instalá-lo na Austrália, Sebastian Vettel, ganhador da prova, afirmou que contava com o Kers no carro, mas não o utilizou.

Já quanto à suposta asa dianteira flexível dos carros da equipe austríaca, Lewis Hamilton, da McLaren, afirmou ao jornal alemão Bild que "ou se acerta esta lacuna no regulamento, ou todos vamos copiar". Helmut Marko, consultor da Red Bull, rebateu prontamente: "é a mesma história do ano passado".

Em 2010, os atuais campeões dos Mundiais de Pilotos e Construtores foram criticados por conta do então inovador difusor dos carros criado por Newey. A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) não viu irregularidade, e as principais rivais copiaram a peça na metade da temporada.

Comentários