Candidato único, Platini é reeleito presidente da Uefa

 . Foto: AFP

Platini é presidente da Uefa desde 2007

Michel Platini foi reeleito nesta terça-feira presidente da Uefa no 35º Congresso da entidade, realizado em Paris. Único candidato à sucessão, o ex-jogador francês dirigirá a organização até 2015.

Visivelmente emocionado, Platini agradeceu a reeleição às federações nacionais, aos membros do Comitê Executivo e aos "heróis da vida cotidiana, sem os quais não haveria Beckenbauer, Cruyff, Zidane e Messi", em referência aos jogadores que qualificou de "educadores voluntários que trabalham com paixão e amor pelo futebol".

Platini, 55 anos, foi reeleito com um programa de gestão que basicamente dá sequência aos pontos que o levaram ao comando da Uefa quatro anos atrás.

A aplicação do chamado "fair play financeiro", que a partir da temporada 2014/2015 permitirá excluir das competições europeias todo clube que não tenha equilíbrio financeiro, aparece como um dos pontos de seu programa.

Defensor da arbitragem por vídeo, Platini também pretende introduzir cinco colegiados em todas as competições, fórmula que será testada na Eurocopa de 2012 (Polônia e Ucrânia) e na Copa do Mundo de 2014 (Brasil).

Outro ponto importante será a promoção das seleções nacionais, cuja influência foi se degradando em benefício dos clubes, favorecidos pela importância da Liga dos Campeões.

A luta contra a corrupção no futebol será outro desafio que o ex-jogador terá de enfrentar durante os próximos quatro anos na Uefa, com especial atenção à escalada das apostas ilegais.

O ex-jogador francês foi eleito pela primeira vez em 26 de janeiro de 2007, no congresso de Düsseldorf (Alemanha), derrotando o então presidente da Uefa, o sueco Lennart Johansson.

Comentários