Goleador e idolatrado, Luís Fabiano faz São Paulo apostar alto

Luís Fabiano comemora gol em partida válida pela Libertadores de 2004. O São Paulo anunciou nesta sexta-feira o retorno do atacante titular da Seleção .... Foto: AFP

Bons números com a camisa do São Paulo respaldaram retorno de Luís Fabiano

O investimento do São Paulo na contratação do atacante Luís Fabiano fugiu do padrão dos últimos anos no time tricolor. A gestão Juvenal Juvêncio, iniciada em 2006 e às vésperas de mais uma tentativa de reeleição, sempre se orgulhou de fechar negócios oportunos, com jogadores em fim de contrato. Mas, para ter de volta o ídolo marcado por um passado de muitos gols, a diretoria abriu os cofres e finalizou a transação de maior impacto desde Adriano, em 2008.

Naquela oportunidade, o camisa nove chegou ao Morumbi graças a um empréstimo por seis meses concedido pela Inter de Milão. O mesmo tipo de contrato foi estabelecido para que nomes como Ricardo Oliveira e Cicinho vestissem a camisa tricolor. Procedimento bem diferente do utilizado para tirar Luís Fabiano do Sevilla, possível apenas com o pagamento parcelado de 7,6 milhões de euros (cerca de 17,4 milhões) ao clube espanhol nos próximos quatro anos.

O São Paulo não divulgou o valor do salário e nem o número de parcelas da dívida contraída junto ao Sevilla. Apenas disse que apostará em campanhas de marketing ousadas para obter o retorno do dinheiro prometido na negociação. A seu favor, a diretoria conta com identificação do atleta com a torcida tricolor, exaltada na primeira declaração de Luís Fabiano após a transação.

"Dinheiro não é tudo na vida. Nada paga a felicidade que sinto por voltar a vestir a camisa do meu time de coração. Devo tudo que tenho ao São Paulo, tenham certeza que suarei muito essa camisa e irei fazer muitos gols. Faz tempo que fico me imaginando saindo do túnel do Morumbi para entrar em campo olhando nossa torcida maravilhosa", disse o atacante ao site oficial do clube.

Se não marcou suas duas passagens pelo clube com título - conquistou apenas o Rio São-Paulo de 2001 -, Luís Fabiano conseguiu números expressivos com a camisa tricolor. Marcou 118 gols em 160 jogos, e teve média ainda maior em partidas realizadas no Morumbi, com 62 gols em 72 jogos.

Mesmo tendo deixado o clube em 2004, o atacante continua sendo o jogador com a quarta melhor média (0,73 gol por partida). Nos números gerais, é o 12º maior artilheiro de todos os tempos do clube, posição considerada alta, já que defendeu a equipe por apenas quatro anos.

Tal retrospecto fez a identificação do jogador com a torcida aumentar mesmo em uma época de vacas magras ao clube. A sua entrega em campo e espírito de luta garantiram a imagem de ídolo, arranhada apenas em seu último jogo com a camisa tricolor. Na derrota por 2 a 1 sobre o Palmeiras no Pacaembu, uma semana e meia depois da eliminação nas semifinal da Copa Libertadores de 2004, Luís Fabiano foi chamado de pipoqueiro por parte da torcida.

A pequena rusga dissipou-se com o tempo, como ficou indicado na reação positiva dos torcedores com a notícia do retorno. Porém, o reencontro ainda vai demorar alguns dias. Lesionado, o agora ex-jogador do Sevilla passará os próximos dias na Espanha, cuidando de sua mudança e tratando uma lesão no joelho. Sua apresentação está prevista para o dia 30 de março e sua estreia só deve ocorrer em maio.

Comentários