Garoto de 18 anos marca e EUA arrancam empate com Argentina

 . Foto: Reuters

Dois dos mais rodados jogador dos EUA, Maurice Edu e Jozy Altdore comemoram gol do jovem Agudelo

A principal atração antes do amistoso entre Estados Unidos e Argentina deste sábado, em Nova Jersey, era o meia-atacante Lionel Messi. Entretanto, pelo menos para a torcida americana, o grande astro do confronto foi o jovem Juan Sebastián Agudelo, 18 anos. Oportunista, o atacante do New York Red Bulls balançou as redes adversárias e sacramentou o empate por 1 a 1 diante da badalada seleção sul-americana.

Nascido em Manizales, na Colômbia, o jovem foi para os Estados Unidos e passou pelas academias de base da equipe nova-iorquina. Aos poucos, ganhou espaço no país e tornou-se presença constante nas seleções Sub-17. Na primeira convocação, na partida contra a África do Sul, em novembro do ano passado, já deixou a sua marca e causou boa impressão.

Diante da Argentina, Agudelo mostrou ótimo senso de posicionamento e aproveitou uma bola mal espalmada pelo goleiro Andújar para decretar o empate. Logo aos 14min do segundo tempo, após o camisa 1 argentino defender uma cabeçada de Jozy Altidore, o colombiano mostrou oportunismo e marcou o segundo gol em apenas três jogos com a camisa da seleção.

Pelo lado argentino, Messi novamente foi um dos destaques. Jogando com uma maior liberdade sob o comando de Sergio Baptista, o meia-atacante foi o responsável, junto a Dí Maria, pelas principais jogadas de gol. Aos 42min, a parceria, com o apoio de Lavezzi, deu certo, e Cambiasso, dentro da pequena área, abriu o placar.

Agora, os Estados Unidos encaram mais um país da América do Sul, o Paraguai, em Nashville, enquanto a Argentina enfrenta a Costa Rica, na casa do adversário. Ambos os confrontos serão realizados na próxima terça-feira.

O jogo

Após uma primeira etapa sem grandes chances, mas com muita técnica sendo mostrada pela seleção visitante, veio o gol. Depois de pecar no preciosismo e no excesso de passes, o trio ofensivo formado por Lavezzi, Messi e Dí Maria finalmente conseguiu balançar as redes, só que com a ajuda de um quarto elemento.

Messi e Lavezzi tabelaram e o melhor do mundo achou o atacante livre na área, contudo, o jogador do Napoli chutou fraco. Howard rebateu e Cambiasso veio de trás e acertou uma bomba para fazer o primeiro tento argentino.

Mais habilidosos, os sul-americanos seguraram o resultado até o intervalo. No retorno para o segundo tempo, porém, um representante do mesmo continente atrapalharia o selecionado de Sergio Batista.

O jovem Juan Agudelo, de 18 anos, colombiano naturalizado americano, entrou e colocou fogo no jogo. Assim, aos 14min, aproveitou rebote de Andújar após cabeçada de Bocanegra.

Nem Agudelo, nem Messi, porém, foram capazes de tirar a igualdade do placar. A Argentina, inclusive, buscou pressionar no final, mas parou na eficiente marcação americana.

Comentários