Ralf marca nos acréscimos e salva Corinthians de derrota em estreia

O Corinthians buscou o empate no último lance da partida contra o Táchira. Foto: AP

O Corinthians buscou o empate no último lance da partida contra o Táchira

O volante Ralf salvou o Corinthians na noite desta quarta-feira. Com um gol marcado pelo meio-campista no último lance da partida, o time do Parque São Jorge ficou no empate por 1 a 1 com o Deportivo Táchira, em partida disputada na cidade de San Cristóbal, na estreia dos dois clubes na edição 2012 da Copa Libertadores da América. Herrera marcou o tento dos venezuelanos no duelo válido pela primeira rodada da fase de grupos.

A torcida venezuelana terminou o jogo reclamando de um gol anulado de Chourio, em lance duvidoso em que a arbitragem marcou impedimento, aos 17min do segundo tempo. Àquela altura, os donos da casa venciam por 1 a 0, em tento anotado pelo artilheiro Herrera ainda no primeiro tempo, após trapalhada de Chicão e Julio Cesar.

Com o resultado, a liderança do Grupo 6 fica só com o mexicano Cruz Azul, que estreou vencendo o Nacional (Paraguai) por 2 a 1 mesmo jogando fora de seus domínios. O Táchira encara os ponteiros na terça-feira, no México.

O Corinthians só volta a campo pela Libertadores no dia 7 de março, quando recebe o Nacional no Pacaembu. Até lá, as atenções estarão voltadas para o Campeonato Paulista. O próximo desafio pela competição estadual está marcado para sábado, contra o São Caetano, no Anacleto Campanella - apenas reservas serão escalados.

O jogo

O Deportivo Táchira não chegou a finalizar contra o gol do Corinthians durante o primeiro tempo, mas abriu o placar aos 21min. A defesa da equipe alvinegra cochilou após um arremesso lateral pela direita e, batendo cabeça com Júlio César, Chicão acabou acertando Herrera ao tentar afastar. O atacante só teve o trabalho de comemorar o tento que anotou "sem querer".

A trapalhada foi um divisor de águas na primeira etapa. Antes de sair atrás no placar, o time brasileiro dominava amplamente a posse de bola e fazia o gol parecer uma questão de tempo. Danilo, solitário na armação, e Jorge Henrique, substituto de Alex, pouco participavam do jogo; entretanto, Emerson encontrava espaços pela direita, Fábio Santos e Alessandro subiam constantemente e Liedson parecia prestes a encontrar uma brecha entre os zagueiros para balançar a rede.

Em desvantagem, o Corinthians caiu de rendimento. A tranquilidade demonstrada nos minutos iniciais de jogo deu lugar à pressa desnecessária para concluir as jogadas e, consequentemente, a diversos passes errados. Danilo chegou a acertar a trave com uma cabeçada após cobrança de falta de Jorge Henrique, e Emerson deu certo trabalho ao goleiro Rivas, em um chute rasteiro após jogada de Alessandro.

O Corinthians até ensaiou evoluir no início do segundo tempo, com um chute de primeira de Fábio Santos que passou perigosamente à esquerda de Rivas, mas Tite não esperou muito para tentar mudar a postura apática de sua equipe: Alex e Elton entraram nas vagas de Emerson e Liedson, aos 11min.

Elton, mais fixo do que Liedson, virou referência, mas apresentava dificuldades para superar os zagueiros. Aos 17min, um susto: em nova falha generalizada da defesa, Chourio recebeu livre na pequena área e finalizou duas vezes para balançar as redes e marcar aquele que seria o segundo gol do Táchira. Entretanto, a arbitragem interveio e marcou impedimento.

O jogo ficou tenso e o Corinthians, mais na base da vontade do que com organização, foi com tudo para o ataque. Aos 23min, Leandro Castán deu uma de armador, tabelou com Paulinho e parou em defesa arrojada do goleiro. Três minutos depois, Paulinho apareceu novamente, desta vez para chutar forte da entrada da área e dar trabalho para Rivas.

Tite deu sua última cartada aos 28min, com Willian no lugar de Jorge Henrique. O time se expôs aos contra-ataques para pressionar, mas não conseguiu. Enquanto isso, o técnico Jaime de la Pava esfriava a partida com substituições: García, Chourio e Herrera deram seus lugares a Martorell, Zapata e Arocha.

A vitória parecia consumada até que Fábio Santos foi derrubado por Chacón à esquerda da grande área. Na cobrança - a última chance do Corinthians na partida -, Alex colocou a bola na cabeça de Ralf, que testou firme, balançou as redes e garantiu o empate.

Comentários