Corinthians dá o troco, vence Portuguesa e assume ponta provisória

Willian faz pelo segundo jogo consecutivo: Corinthians espera Palmeiras atuar na quinta. Foto: Edson Lopes Jr./Terra

Willian faz pelo segundo jogo consecutivo: Corinthians espera Palmeiras atuar na quinta

Diante da única equipe que o venceu na temporada, o Corinthians se vingou com bom futebol e vitória por 2 a 0, nesta quarta-feira, no Pacaembu, pela nona rodada do Campeonato Paulista 2012. A Portuguesa havia batido o time alvinegro por 1 a 0 no último dia 19 de janeiro, em amistoso, mas recebeu o troco em jogo curioso, pois o mando foi da equipe dirigida por Jorginho.

Visitante no estádio onde costumar atuar como mandante, o Corinthians venceu com um gol em cada tempo: Willian marcou na etapa inicial e Luis Ramírez no segundo tempo. O Corinthians é líder, ao menos provisório, no Campeonato Paulista. Com 23 pontos, espera o Palmeiras, que tem 20 e pega o Oeste no mesmo Pacaembu na quinta. A Portuguesa, que soma 12, segue fora do G-8.

Consistente mas geralmente econômico, o Corinthians vence por dois gols de vantagem apenas pela segunda vez na temporada. Ainda assim, sai com três pontos em outro clássico só duas rodadas após vencer o São Paulo no mesmo Pacaembu. A defesa, ponto forte, tem só três gols sofridos no Estadual e segue como a melhor da competição. A última derrota do time em jogos oficiais foi em 6 de novembro, contra o América-MG.

Corinthians vence com um gol em cada tempo
Sem Jorge Henrique, Alessandro e Emerson, Tite recolocou Alex na equipe titular após três jogos e também manteve Weldinho na lateral direita e Willian no ataque para o confronto com a Portuguesa. O treinador ainda optou por não relacionar a dupla Douglas e Adriano, titulares no sábado e que ainda buscam melhor forma física.

O time mandante do clássico, dirigido por Jorginho, precisou se virar sem o lateral Marcelo Cordeiro e também o zagueiro Renato e o volante Boquita - os dois últimos pertencem ao Corinthians e não atuam por questões contratuais. Entraram Wilson Júnior, com Rai de volta à defesa, e também Gustavo na zaga e Maylson no meio-campo.

Apesar dos desfalques equivalentes, foi a Portuguesa que iniciou o jogo com atitude mais ofensiva e marcação sob pressão. Raí tinha liberdade para atacar sem um marcador definido e, mandante, o time de Jorginho realmente se sentia à vontade. A melhor chance no início foi aos 12min: Maylson chutou firme de fora da área e a bola raspou a trave de Júlio César, vencido no lance.

Atento à dificuldade da equipe, Tite definiu Danilo aberto à direita e passou William, perdido na marcação, para o lado esquerdo. Sem saídas pelos dois lados, a Portuguesa cansou de pressionar a saída de bola e o Corinthians iniciou o domínio no restante da primeira etapa.

Liedson e Alex, em sequência, fizeram Weverton praticar duas ótimas defesas em finalizações da entrada da área. Seguro em campo, o Corinthians abriria o placar logo depois, aos 29min. Bem no jogo, Fábio Santos alçou para Danilo rolar a partir do segundo pau para Liedson. Atento, ele fez o corta-luz e Willian fuzilou. O atacante, que havia ficado quatro meses sem marcar, fez pelo segundo jogo seguido.

Atrás de vitórias mais elásticas, o Corinthians seguiu em cima da Portuguesa nos últimos minutos da etapa inicial. Liedson, em jejum desde a penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, quase fez de cabeça depois de escanteio, mas a finalização passou sobre a trave.

Jorginho percebeu a fragilidade ofensiva da Portuguesa, que havia pressionado e chegado à frente, mas sequer tinha acertado uma finalização no gol de Júlio César. Wilson Júnior e Danilo deixaram o time para as entradas de Ananias e Ricardo Jesus. Deu certo.

O Corinthians voltou em ritmo lento e foi dominado pela Portuguesa, que teve posse de bola e levou perigo. Principalmente depois de tremendo vacilo de Júlio César. O goleiro se esticou para impedir saída de bola após recuo e deixou o gol aberto. Chicão, em cima da linha, impediu o gol certo do time rubro-verde.

O peruano Cachito Ramírez foi a campo para tentar reequilibrar o jogo no lugar de Alex, cansado e apagado. E deu mais certo ainda. Willian acertou a trave com uma pancada aos 30min e o Corinthians se animou. No lance seguinte, o próprio Ramírez arrancou em contragolpe e ligou Willian, que serviu Liedson. Cachito pegou o rebote do goleiro e colocou na rede. O gol foi irregular, já que Willian estava pouco à frente, mas a arbitragem não marcou o impedimento na origem da jogada.

Nos instantes finais, o Corinthians controlou bem a partida e Júlio César se redimiu da falha que quase virou gol ao praticar duas ótimas defesas. No fim das contas, pesou a maior consistência e qualidade do time de Tite. Mesmo visitante nesta quarta, deixou o Pacaembu com a vitória.

Comentários