Em busca do tri no Brasil, Almagro bate Ramos e vai à final

O Aberto do Brasil já tem um finalista definido, e ele é um velho conhecido do público brasileiro: o espanhol Nicolás Almagro está classificado para a decisão e vai buscar o terceiro título, o que seria algo inédito. Ele venceu neste sábado o compatriota Albert Ramos, por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/6 (7-4), após duas horas de jogo.

Agora, Almagro poderá se tornar o maior campeão da história do Aberto do Brasil, pois já venceu o torneio em 2008 e 2011. Caso conquiste o tri, vai superar a marca de Gustavo Kuerten, campeão em 2002 e 2004.

Entre 2001 e 2011, o evento era realizado na Costa do Sauípe, na Bahia, e nesta temporada ocorre pela primeira vez em São Paulo. Neste sábado, o Ginásio do Ibirapuera recebeu o melhor público de toda a semana, chegando próximo da lotação de 10 mil espectadores durante o segundo set.

Na primeira parcial, o ginásio estava um pouco menos cheio, visto que havia uma numerosa fila nas bilheterias locais. A expectativa do público é grande para o outro jogo do dia, reunindo o brasileiro Thomaz Bellucci e o italiano Filippo Volandri - quem vencer enfrenta Almagro na decisão deste domingo.

Dono da 11ª posição do ranking mundial, Almagro conseguiu confirmar o seu favoritismo com certa tranquilidade no primeiro set. Ramos, 64º na lista da ATP e disputando a primeira semifinal de ATP na carreira, foi derrotado por 6/4.

O segundo set foi mais equilibrado. Ambos conseguiram quebrar um saque do adversário e ficaram empatados até 6/6. Com isso, a definição foi para o tie-break, no qual Almagro conseguiu a vitória por 7-4, confirmando a vaga na final.

Com a classificação de Almagro e Ramos à semifinal, a Espanha já havia garantido a manutenção de uma sequência: desde 2005 há pelo menos um finalista do país no Brasil Open.

Além de Almagro, já foram campeões na Costa do Sauípe Rafael Nadal (2005), Tommy Robredo (2009) e Juan Carlos Ferrero (2010). O sexto troféu espanhol na história da competição pode vir neste domingo.

Comentários