Falcão reencontra Cerezo, mas Bahia e Vitória só empatam sem gols

No reencontro de Falcão e Cerezo, equipes decepcionaram e empataram sem gols. Foto: Felipe Oliveira/Agif/Gazeta Press

No reencontro de Falcão e Cerezo, equipes decepcionaram e empataram sem gols

No reencontro de Paulo Roberto Falcão e Toninho Cerezo, dois jogadores que representaram a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1982, Bahia e Vitória decepcionaram e ficaram no empate por 0 a 0 no Estádio Pituaçu. A partida foi válida pela oitava rodada do Campeonato Baiano e o público de 29.388 torcedores que prestigiaram o duelo, certamente, ficou decepcionado com a atuação das duas equipes.

Com a igualdade deste Ba-Vi, o Bahia segue em segundo no Estadual, agora com 17 pontos. No entanto, o clube baiano ficou mais longe do líder Bahia de Feira, que bateu o Fluminense-BA por 1 a 0, e abriu quatro pontos de vantagem na liderança. Já o Vitória foi aos 13 pontos e fica isolado na terceira colocação do Baiano.

Na próxima rodada do Campeonato Baiano, o Bahia vai ao Adauto Morais, nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília) para enfrentar o Juazeiro. No mesmo dia, às 20h30, o Vitória volta a atuar em seu estádio e recebe o Camaçari no Barradão, já pela nona rodada do Estadual.

Primeiro tempo: muita marcação e pouca inspiração

O clássico baiano começou bastante nervoso. Nos dez primeiros minutos de partida, os dois times erraram muitos passes e pouco criaram. O primeiro lance relevante do jogo aconteceu aos 14min. Em lance dentro da área do Vitória, a bola bateu no braço do zagueiro Gabriel, mas o juiz Rodrigo Martins Cintra mandou a jogada seguir.

Jogando no Pituaçu, o Bahia tomava a iniciativa no clássico. O atacante Souza era muito acionado, mas muito marcado, pouco conseguia produzir. A primeira boa chance do jogo foi do Bahia. Aos 23min, Coelho cobrou tiro de canto, o goleiro Douglas saiu mal e Rafael Donato cabeciou para fora, com muito perigo.

A marcação e as defesas levavam a melhor. Os times, então, começaram a apostar nas bolas aéreas. Aos 33min, Gabriel fez boa jogada pela direita, e cruzou para Zé Roberto, obrigando o goleiro Douglas a fazer uma ótima interceptação. O Vitória respondeu aos 40min em belo lance de Neto Baiano. Marquinhos cruzou, e o atacante arriscou de bicicleta e errou.

Aos 42min, nova bola alta na zaga do Bahia. Elton levantou na área em cobrança de falta e Omar socou a bola para longe. No último lance do primeiro tempo, Uelliton aproveitou a sobra de rebatida do zagueiro Titi, mas mandou longe do gol. Sem inspiração das duas equipes, o primeiro tempo clássico no Pituaçu terminou sem gols.

Segundo tempo começa melhor, mas times pecam na finalização

A segunda etapa começou em alta velocidade. O Vitória teve uma ótima chance logo aos 2min. Neto Baiano desviou lançamento de Douglas, e Marquinhos chutou forte. A bola passou rente ao travessão, com muito perigo. O Vitória parecia ligado. Um minuto depois, Elton avançou pela esquerda, cruzou e Omar evitou a conclusão de Neto Baiano.

O Bahia respondeu aos 6min. Hélder cruzou da esquerda e Morais desviou de cabeça, mandando a bola muito perto da trave. Depois da pressão inicial do Vitória, o Bahia voltou a incomodar o rival. Aos 12, Coelho cruzou da esquerda, e Fahel tocou de cabeça, obrigando Douglas a fazer grande defesa. Após o ímpeto inicial da segunda etapa, os times voltaram a errar passes e o jogo ficou travado no meio-campo.

A partida só foi ter um lance de perigo aos 30min. Morais fez boa jogada pelo meio e finalizou com força e a bola passou perto da trave. Nos minutos finais, até empurrado pela torcida, o Bahia pressionou. Aos 40min, o centroavante Souza avançou pela direita, entrou na área, mas o zagueiro Gabriel se esticou e consegue o desarme na hora da finalização. Na sequência, Coelho cruzou na área e Neto Baiano afastou no primeiro pau.

Apesar das tentativas e das inúmeras jogadas de bola aérea, os dois times esbarraram na forte marcação, e o primeiro clássico Ba-Vi de 2012 terminou com empate sem gols.

Confira os outros resultados da rodada:

Vitória da Conquista 2 x 0 Serrano
Juazeiro 3 x 3 Juazeirense
Feirense 1 x 0 Itabuna
Camaçari 1 x 0 Atlético
Bahia de Feira 1 x 0 Fluminense de Feira

Comentários