Sensação da NBA cria "Linsanidade" e técnico se rende: "nunca vi isso"

Nova exibição de gala de Jeremy Lin repercute na mídia americana; armador venceu duelo com Kobe. Foto: AP

Nova exibição de gala de Jeremy Lin repercute na mídia americana; armador venceu duelo com Kobe

A cada rodada da NBA Jeremy Lin vem se firmando como uma das sensações da atual temporada. O armador teve a melhor atuação da carreira na noite desta sexta-feira, quando anotou 38 pontos e sete assistências na vitória do New York Knicks em casa sobre o Los Angeles Lakers por 92 a 85, e consagrou uma nova expressão na mídia americana: "Linsanity".

A palavra estampa a capa do portal de notícias com sede em Nova York The Huffington Post neste sábado. Trata-se de um trocadilho entre a palavra em inglês "insanity" ("insanidade" em português) e o sobrenome do jogador.

Depois da partida, o técnico dos Knicks, Mike D'Antoni, rendeu-se a Lin. "Nunca vi isso", disse ele, citando a evolução de um atleta praticamente desconhecido há poucas semanas. O armador, 23 anos, era apenas a quinta opção do treinador para a posição, mas recebeu uma chance com a lesão de Baron Davis e o desempenho irregular de Toney Douglas, Mike Bibby e Iman Shumpert.

Na temporada, Lin atuou em apenas 13 dos 27 jogos do New York, porém já se firmou como um dos destaques do time, obtendo média de 11,2 pontos por partida. Ele brilhou especialmente nas últimas quatro, fazendo 38, 23, 28 e 25 pontos respectivamente nas vitórias contra Lakers, Washinton Wizards, Utah Jazz e New Jersey Nets. Diante dos Wizards, ainda conseguiu um double-double (dois dígitos em dois fundamentos) ao distribuir dez assistências.

Pivo dos Knicks, Tyson Chandler também elogiou bastante o jovem depois de mais uma exibição de gala nesta sexta. "Não é sorte. Isto é real", apontou ele, que ajudou a equipe a bater o Los Angeles mesmo sem a presença das estrelas Carmelo Anthony and Amare Stoudemire.

Isso provavelmente seria impossível caso D'Antoni não tivesse contado com o novo armador. Nascido nos Estados Unidos, Jeremy Shu-How Lin, 1,91 m e 90 kg, é o primeiro jogador americano com ascendência chinesa e taiwanesa na história da NBA. Ele também é o primeiro atleta formado em Harvard a atuar na liga desde Ed Smith, em 1954.

"Acho que como um time estamos simplesmente crescendo. É nisso que estamos acreditando e é por isso que estamos nos tornando mais perigosos", afirmou Lin. Depois da quarta vitória seguida, os Knicks subiram para a nona posição da Conferência Leste, com 12 êxitos e 15 derrotas no total.

Diante dos Lakers, a exibição de Lin foi ainda mais significativa pois do outro lado da quadra estava Kobe Bryant, cujos 34 pontos e dez rebotes se mostraram insuficientes para evitar a derrota dos Lakers.

"Realmente não estou preocupado em provar alguma coisa a alguém", rebateu o jovem, quando questionado sobre as declarações de Bryant, que antes do encontro havia dito que não estava acompanhando a grande repercussão da "Linsanity" na mídia. Agora o MVP (jogador mais valioso) das finais da NBA de 2009 e 2010 já conhece bem o novo fenômeno do basquete americano.

Comentários