Verdasco salva match points e evita maior zebra do Brasil Open

Verdasco quase perdeu para Martí, mas se recuperou e evitou a zebra. Foto: Edson Lopes Jr./Terra

Verdasco quase perdeu para Martí, mas se recuperou e evitou a zebra

A primeira grande zebra do Aberto do Brasil de 2012 esteve muito perto de acontecer nesta quinta-feira. A promessa espanhola Javier Martí, 20 anos e 184º colocado do ranking, chegou a ter um triplo match point diante do compatriota Fernando Verdasco, 28 anos e 27º, mas não conseguiu fechar a partida. Em uma grande virada, o cabeça-de-chave três do torneio avançou às quartas de final com parciais de 6/4, 6/7 (2-7) e 7/5.

Martí, que por colecionar títulos em nível mundial nas categorias sub-12, sub-14 e sub-16 passou a ser comparado a Rafael Nadal pela imprensa espanhola, chegou a justificar o apelido no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.

O atleta foi convidado para a chave principal do torneio de forma polêmica - tirou um convite (wild card) que poderia ser de algum tenista brasileiro devido a um acordo entre a Koch Tavares e a Octagon, empresa de marketing esportivo que gerencia a carreira de Martí.

Em quadra, o espanhol menos conhecido mostrou serviço e esteve muito perto da vitória no oitavo game do terceiro set. Verdasco sacava em 0-40, mas chegou à igualdade e ainda precisou salvar mais um match point na sequência. Abalado pela perda das grandes oportunidades, o jovem sentiu a pressão e não voltou mais à partida, passando a cometer erros que facilitaram o trabalho do compatriota.

"Nunca se sabe quando acontece algo como hoje (quinta) e se dá a volta no marcador, com 5/2 abaixo e 0/40", disse Verdasco. "Eu simplesmente seguia tentando fazer o meu jogo, tentar nesses momentos importantes não cometer erros e deixar que ele fizesse os pontos ganhadores. É uma alegria muito grande, porque estava quase perdido e ao final você termina ganhando".

Segundo o espanhol, ficou claro que a inexperiência de Martí pesou nos momentos decisivos do confronto. "É um jogador que está crescendo, ainda não tem a experiência que vai ter com mais partidas como a de hoje. (Mas) está claro que é o melhor jogador da Espanha em sua idade e deve ser o quinto ou o sexto do mundo", analisou.

Verdasco diz que problemas estomacais o atrapalharam no jogo:

Ao final, Verdasco triunfou em duas horas e 41 minutos. O ex-top 10 está classificado para enfrentar nesta sexta-feira outro espanhol, Albert Ramos, valendo o acesso à semifinal. O número 64 do mundo superou o russo Igor Andreev, o 121, em dois tie-breaks, com 7/6 (7-4) e 7/6 (7-4).

Verdasco torce para que, nesse confronto inédito, esteja 100% fisicamente, algo segundo ele que não aconteceu nesta quinta. "Espero me encontrar melhor que hoje. Estive em todo o jogo com problemas no estômago. O médico me deu algumas pastilhas para ver se melhorava um pouco, mas eu não estava bem", disse.

Comentários