Botafogo luta contra pior início de ano do século

  1. Notícia

Caso seja derrotado pelo Flamengo, marca negativa do time alvinegro pode igualar péssimo início de temporada de 2001. Foto: Satiro Sodré/Agif/Gazeta Press

Caso seja derrotado pelo Flamengo, marca negativa do time alvinegro pode igualar péssimo início de temporada de 2001

Uma vitória, dois empates e uma triste constatação. O clássico contra o Flamengo, neste domingo, vale para o Botafogo a chance de escapar do seu pior começo de temporada desde 2001, início do século atual. Se acontecer uma derrota no Estádio do Engenhão, a campanha atual e a de 11 anos atrás serão iguais.

Dos quatro Estaduais anteriores, o time alvinegro teve 100% de aproveitamento nas quatro primeiras rodadas em três oportunidades. Em 2010, a derrota por 6 a 0 diante do Vasco manchou outra sequência que seria irretocável. Já em 2001, a irregularidade se deu por duas competições diferentes (Carioca e Torneio Rio-São Paulo). Agora, a escassez de triunfos pode fazer falta em busca da vaga na semifinal da Taça Guanabara.

Nas entrevistas diárias no Botafogo, não se fala sobre a possibilidade de ficar sem a classificação, porém é consenso que a fase é ruim. "Humildemente, falta muita coisa", destacou o técnico Oswaldo de Oliveira.

O treinador reconhece as falhas, mas a torcida botafoguense está impaciente e cobra resultados imediatos. Na quinta-feira, na saída do elenco no Estádio de Conselheiro Galvão, alguns torcedores jogaram moedas no ônibus do time. Outros tantos insatisfeitos xingaram os atletas e mostraram notas de dinheiro após o empate com o Madureira. A pressão é cada vez maior e o técnico Oswaldo de Oliveira já deu o recado. Chegou a hora de corrigir os problemas vistos no time até aqui.

"Contra o Madureira, entregamos a bola no fim e não fizemos a compactação da equipe. Tenho jogadores de Seleção, em nível internacional. Isso precisa ser resolvido, elementar", decretou Oswaldo.

A pulga atrás da orelha neste Carioca deve-se muito ao retrospecto do time na reta final do Campeonato Brasileiro. Nos últimos dez jogos de 2011, a partir da derrota por 2 a 0 para o Santos, que valia a liderança do torneio ao Botafogo, o time acumulou oito derrotas, um empate e uma vitória, contabilizando um revés pela Sul-Americana.

Ainda assim, a base da última temporada foi mantida neste Estadual. Porém, Oswaldo de Oliveira avalia que os dois momentos complicados não têm ligação alguma.

"Precisamos ter cuidado com o pensamento do torcedor. Cada um tem o seu ponto de vista, mas se ele ultrapassa a opinião e vira ansiedade, é difícil. O Brasileiro do ano passado pode até ser lembrado, mas o campeonato agora é outro e a torcida precisa ajudar", analisou.

Comentários